O Ministério da Saúde distribui até a próxima terça-feira (10) cerca de 1,5 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 para todos os estados do país e para o Distrito Federal.
O lote faz parte dos 8 milhões de doses adquiridas para estabelecer os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) abastecidos por até 6 meses. A projeção é que seja entregue pelo menos 5 milhões de doses até o final deste mês de dezembro.
Segundo a pasta, os imunizantes foram comprados por meio de uma processo licitatório, do tipo pregão de 69 milhões de doses, finalizados neste semestre, para garantir um abastecimento por 2 anos.
As entregas devem ser feitas de forma parcelada pelos fabricantes, seguindo a adesão popular, com as vacinas mais atualizadas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e consoante a recomendação mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O órgão comunicou que as 1,5 milhão de doses distribuídas são da vacina da Serum, que chega pela primeira vez aos estados. Estudos de fase 3 mostraram segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C a 8°C).
Já a vacina da Zalika Farmacêutica, utilizada nos EUA e Reino Unido, será aplicada no Brasil em pessoas a partir de 12 anos, faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Crianças abaixo dessa idade continuarão recebendo a vacina de RNA mensageiro da Pfizer.
0 comentários:
Postar um comentário