Ads 468x60px

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Jovem é esfaqueada em festa durante tentativa de estupro

Uma estudante de 19 anos levou uma facada durante uma festa, na noite de sábado, em um sítio na zona rural de Alfenas, no Sul de Minas Gerais. Segundo a Polícia Civil, ela foi ao banheiro quando João Batista da Silva, 35 anos, caseiro do sítio, tentou estuprá-la. De acordo com as investigações, o caseiro atingiu a jovem com uma facada nas costas depois de não ter conseguido estuprá-la. João Batista está preso por tentativa de estupro e homicídio. A estudante está internada, mas passa bem.

Novo uniforme do timão previsto pra 2011

Sai o roxo, entra o vinho. É o Corinthians, versão 2011. Chefe da delegação da seleção brasileira na Copa do Mundo, Andrés Sanches, revelou nesta segunda-feira em Joanesburgo que o terceiro uniforme do Timão no próximo ano será da cor vinho. A escolha será uma homenagem da diretoria ao uniforme usado pelos jogadores em 1949 após a tragédia que matou o time do Torino, da Itália. Em 8 de maio de 1949, o Corinthians entrou em campo para enfrentar a Portuguesa com um uniforme diferente, na cor grená do Torino. Quatro dias antes, o clube italiano retornava de avião de Lisboa, Portugal, onde havia enfrentado o Benfica. Por causa das péssimas condições de tempo, a aeronave chocou-se contra a Torre da Basílica de Superga. Todos os passageiros morreram. Na época, o Torino era a base da seleção italiana. Naquela tragédia morreram Mazzola, Rigamonti, Operto, Ossola, entre outros. O Corinthians também destinou a renda da partida contra a Lusa para a família dos jogadores vitimas da tragédia.

domingo, 30 de maio de 2010

Homem mata esposa com espingarda de caça

A Polícia Civil de Itamaraju recebeu na tarde do sábado (29), informações de que um trabalhador rural tinha assassinado a sua esposa no interior do município. O autor do homicídio foi Valdinei de Jesus Santos, o Caboclo, 35 anos, morador da Fazenda Nova Vida, pertencente ao Grupo Chaves, no distrito de São Paulinho. Valdinei disse que na tarde da sexta-feira (28), foi à cidade de Itamaraju para comprar materiais de caça, como pólvora, chumbo e espoletas, e voltou para a fazenda, onde bebeu muito, acordou bem cedo, tomou mais algumas doses de cachaça, carregou sua espingarda e atirou no pescoço de sua esposa. Ele declarou que matou a sua companheira, Cidora Matos Nunes, a Cida, 32 anos, uma colhedora de cacau, com um único tiro e na sequência já em posse de uma pequena enxada escavou um buraco e enterrou o corpo nos fundos de um galpão, na propriedade rural. Valdinei foi identificado através de uma denúncia anônima, na manhã deste domingo (30). A polícia foi a procura do suposto local do crime acompanhado do homicida, para tentar encontrar o corpo da mulher. A polícia não tem maiores informações, porque ainda está em diligência, mas a expectativa é de que o corpo chegue ainda hoje no DPT de Itamaraju.

Fãs são proibidos de visitar túmulo de Michael Jackson

Prestes a completar um ano da morte de Michael Jackson - que sofreu uma overdose de remédios no dia 25 de junho de 2009 - o cemitério Forest Law, em Los Angeles, decidiu tomar precauções para evitar o excesso de visitas ao túmulo do cantor. Segundo o site americano TMZ, a segurança local decidiu proibir a entrada dos fãs do Rei do Pop no mausoléu. Todos aqueles que tentarem se aproximar do túmulo de Michael Jackson serão convidados a se retirar do cemitério. A decisão acabou chateando o fã clube Justice4MJ, que planejava reunir seus membros em frente ao local onde está o caixão de seu ídolo. Ainda de acordo com a publicação, os fãs esperam que o cemitério leve em consideração os milhares de fãs que vão vir de diversos lugares do mundo só para prestar uma homenagem ao rei. A família de Michael Jackson encomendou um caixão de bronze, com detalhes em ouro 14 quilates e recoberto de veludo azul, que custou US$ 25 mil, para o enterro do Rei do Pop. O modelo se chama Promethean e é fabricado pela empresa Batesville Casket Company.

Chefe do Comando da Paz é preso em Sergipe

Numa ação conjunta da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial de Sergipe (Dipol) e do Serviço de Inteligência da Bahia (SI), foi preso, neste sábado, 29, por volta das 11 horas da manhã, em Aracaju, o traficante José Roberto dos Santos, o Robertinho, um dos principais chefes da facção criminosa “Comando da Paz” (CP), que atua em Salvador. Ele é apontado como mandante das mortes de Camila Pedreira Frias, 20 anos, e de um outro homem. No dia 23 de maio, dois corpos em adiantado estado de decomposição foram encontrados nas proximidades do Rio Joanes, num local de difícil acesso, em Lauro de Freitas. A polícia acredita que os corpos sejam do casal que estava desaparecido. Camila é casada com um dos chefes da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) e mãe do bebê Rickelmy Pedreira Frias, de 1 ano, abandonado em um carro na Avenida Paralela, em Salvador, no dia 10 de maio. De acordo com a polícia, José Roberto foi encontrado em uma concessionária na BR-235, na saída de Aracaju. Uma fonte da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP) disse que o telefone de Robertinho já vinha sendo monitorado e quando o traficante confirmou que estava na concessionária, os policiais foram ao local e efetuaram a prisão. Os policiais disseram que não houve resistência à prisão e logo depois seguiram para uma pousada no bairro Atalaia, onde a mulher do traficante e uma criança, que seria filho dele, estavam hospedados. Ele foi trazido para Salvador no fim da tarde deste sábado. Casal assassinado - Pelo que foi apurado até agora, Camila Pedreira Frias, em companhia de um homem e do filho, chegou a Salvador para entregar cocaína [não foi informado o valor nem a quantidade] a Robertinho. A droga foi entregue e o traficante, em vez de pagar, determinou que o casal fosse assassinado.

carro apreendido e rebocado de René Simões

O técnico de futebol René Simões teve seu carro apreendido e rebocado por volta das 2h deste domingo durante uma megaoperação Lei Seca, na Barra da Tijuca, na capital carioca. De acordo com o subsecretário de estado de Governo e coordenador-geral da operação Carlos Alberto Lopes, René Simões foi aprovado no teste do bafômetro, mas estava com a documentação do veículo, um Mercedes preto de Curitiba, irregular. "Ele não está com o licenciamento atualizado. Segundo ele, os carros em Curitiba não são vistoriados anualmente, eles recebem a documentação anual pelo correio. Pagam só o IPVA. Mas como a documentação ainda é de 2008, eu não tive alternativa, tive que apreender o veículo", disse Lopes. O carro de René foi encaminhado para o depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Curicica, e o técnico voltou para casa de táxi.

Dupla da Red Bull faz "trapalhada" e Hamilton vence na Turquia

Depois de uma corrida em sua boa parte monótona, o GP da Turquia reservou emoções fortes para sua reta decisiva e acabou premiando o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que venceu em Istambul. Mark Webber liderava a 17 voltas do fim, mas se envolveu em uma trapalhada com o companheiro de Red Bull, o alemão Sebastian Vettel, e entregou a ponta de bandeja a Hamilton. A segunda posição terminou também com a McLaren, do atual campeão Jenson Button, que chegou a liderar por alguns segundos em uma emocionante disputa vencida por seu companheiro Lewis Hamilton. Mark Webber, que ainda precisou ir até os boxes trocar o bico de sua Red Bull, completou o pódio na Turquia. Felipe Massa fez uma corrida bastante discreta e estável. Largando em oitavo, o brasileiro teve dificuldades com o assédio dos carros da Renault já na largada, mas se manteve na mesma posição e acabou finalizando em sétimo graças ao abandono de Vettel. Michael Schumacher e Nico Rosberg, que largaram na terceira fila com os carros prateados da Mercedes, também preservaram as mesmas posições da largada e só alteraram o panorama quando Vettel deixou a prova: Schumacher finalizou em quarto e Rosberg em quinto. Robert Kubica, da Renault, foi o sexto, enquanto Fernando Alonso conseguiu certa recuperação durante a prova e acabou em oitavo. Rubens Barrichello conseguiu algumas ultrapassagens e finalizou a prova em 15º lugar, enquanto Bruno Senna abandonou a sete voltas do fim por problemas em seu carro. Lucas di Grassi, que precisou trocar o motor antes da prova e largou dos boxes, acabou na 20ª e última posição. A liderança da temporada segue nas mãos de Mark Webber, agora líder isolado com 93 pontos. Logo atrás vem Jenson Button, com 88, seguido pelo companheiro de equipe Lewis Hamilton, que tem 84, e de Sebastian Vettel, com 78. Felipe Massa divide a quinta posição com Robert Kubica, ambos com 67.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

José Alencar tem quadro de anemia e água nos pulmões

O vice-presidente da República, José Alencar, apresenta quadro de anemia e infiltração de água nos pulmões, segundo uma fonte do hospital Sírio-Libanês, onde ele está internado desde a noite de ontem. O Hospital Sírio-Libanês divulgou nesta sexta-feira boletim oficial sobre o estado de saúde do vice-presidente. De acordo com a instituição, ele deu entrada na quarta-feira, às 18h, com "queixa de fadiga". O quadro clínico do paciente é considerado "bom" e ele segue em avaliação, por meio de exames laboratoriais. Não há previsão de alta. Alencar descobriu que tinha câncer em 1997, quando após um check-up foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da retirada de outros nódulos, agora no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino. Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação.

Morre, aos 42 anos, o ator Gary Coleman, da série "Arnold"

Morreu, na tarde desta sexta-feira, aos 42 anos, o ator americano Gary Coleman, famoso por seu papel na série de TV da NBC The Diff´rent Strokes, conhecida no Brasil como Arnold e Minha Família é uma Bagunça, tradução que variou de acordo com as emissoras que a exibiam. A causa da morte, segundo a CNN, foi causada por uma uma hemorragia cerebral após Coleman cair em sua casa na última quarta-feira (26). Segundo a família e amigos próximos, que estavam ao seu lado no momento da morte em um hospital de Utah, nos EUA, o ator estava lúcido um dia após a queda, mas seu quadro de saúde se complicou e o ator entrou em coma. Coleman, que já havia sido internado em janeiro e em fevereiro deste ano por problemas do coração, sofreu forte ostracismo durante a vida adulta. Com diversos problemas congênitos, a baixa estatura do ator deixava claro suas complicações cardiológicas. Submetido a dois transplantes de rim antes de completar 14 anos, Coleman também sofria de nefrite, uma infecção renal que lhe rendeu até quatro sessões de hemodiálise por dia. No auge da fama, o ator chegou a ganhar US$ 100 mil por episódio na série que o consagrou, exibida de 1978 a 1986. Mas, em 1999, as dificuldades financeiras surgiram, especialmente, após o próprio pai, Willie, tentar atropelá-lo em 1986, o que lhe deu altos gastos com advogados. Estima-se que Coleman, por problemas diversos, tenha perdido uma fortuna de cerca de US$ 18 milhões. Sua mãe, Sue, chegou a declarar que o talento de Coleman foi uma forma divina de o ator ser recompensado pelo sofrimento que sofria em relação à sua saúde debilitada. Em 1998, acusado de atropelar um pedestre com seu caminhão após uma discusssão e, no ano seguinte, alegar auto-defesa ao agredir uma mulher que lhe pedia um autógrafo. Em 2008, com 40 anos, Coleman viu sua vida mudar ao se casar com Shannon Price, de 22 anos, que ele admitiu ser a primeira mulher de sua vida. Confira a filmografia do ator: 1980 Scout´s Honor 1981 On The Right Track 1982 Jimmy The Kid 1983 The Kid with the 200 I.Q. 1985 Playing with Fire 1996 Fox Hunt 1997 Off the Menu: The Last Days of Chasen's 1998 Dirty Work 1998 Like Father, Like Santa 2000 The Flunky 2004 Chasing the Edge 2005 A Christmas too Many 2006 Church Ball 2008 An American Carol 2009 Midgets vs. Mascots

quinta-feira, 27 de maio de 2010

'Carta da Bahia' é aprovada em pré-conferência

A Pré-Conferência de Juventude das Américas, encerrada na quarta-feira (26), definiu a Carta da Bahia que será apresentada no Encontro Mundial no México. Construída por representantes do governo, sociedade civil e parlamentares do Brasil e dos países que participaram do encontro, a carta foi apresentada pelo coordenador geral da pré-conferência de Salvador, Carlos Oldos. Os principais pontos do documento são: gestão das políticas nacionais de desenvolvimento; enfrentamento da miséria, da pobreza e da exclusão; trabalho e emprego; educação; acesso dos jovens à tecnologia e inovação; saúde como fator de inclusão; equidade de gênero; segurança e promoção dos direitos humanos; desenvolvimento sustentável; integração internacional; particip

Compartilhamento de música gera novas punições

Começa a ser aplicada uma lei da Justiça Irlandesa que pune os usuários que compartilharem repetidamente músicas na internet, de forma ilegal. A Eircom, maior fornecedora de banda larga do país, pretende adotar a política, gradualmente, a partir desta semana. Os clientes que forem acusados de compartilhamento ilegal de músicas receberão três avisos. No quarto alerta, terão seu sinal cortado por sete dias. Caso seja rastreado novamente, seus serviços de banda larga serão cortados por um ano. O advogado Omar Kaminski, que atua há mais de 10 anos na área de Direito e novas tecnologias, explica que a ação da Irlanda é reflexo de políticas adotadas por outros países, como a França. “No Brasil, um projeto de lei semelhante ao da Irlanda foi proposto. Mas assim que a sociedade tomou conhecimento, a proposta foi retirada.” Casos como o da Irlanda não são raros. Recentemente, Francis Gary, diretor da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, da ONU, criticou a repressão criminal sobre jovens que compartilham músicas ilegalmente. Gary referia-se ao caso de um estudante americano obrigado pela justiça dos Estados Unidos a pagar U$ 675 mil por compartilhar 30 músicas. No Brasil, o compartilhamento de conteúdo, sem autorização do proprietário dos direitos autorais, também é crime e pode ser punido. Em 2003, em Curitiba, um jovem ficou quadro dias preso após ser denunciado por compartilhar músicas. Kaminski explica a legalidade desse tipo de ação no Brasil. “Cabe ao autor decidir o que terceiros podem ou não fazer com sua obra. Se o autor proíbe, a lei é taxativa. O compartilhamento é proibido.”

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Gestantes tem direito a vínculo com maternidade

A Prefeitura Municipal de Salvador sancionou a Lei 7.851/2010, que trata da permissão do direito às gestantes ao conhecimento e a vinculação à maternidade na qual será realizado seu parto ou será atendida em caso de complicação pré-natal. Publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (26), a medida tem como objetivo garantir a saúde da mãe e do bebê durante a gestação e em situação de pós-parto. A vinculação prévia é de responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e acontecerá no ato da inscrição da paciente no Programa de Assistência ao Parto. A SMS deve também analisar os requerimentos de transferência da gestante, em caso de comprovada falta de aptidão técnica e pessoal da maternidade, e cuidar de sua transferência segura. A Lei entra em vigor na data de sua publicação e o Poder Executivo tem o prazo de 90 dias para sua regulamentação.

Após críticas, Facebook altera controle de privacidade

Sob o fogo de críticas pesadas à sua nova política de privacidade, o Facebook capitulou. O próprio executivo-chefe do maior site de relacionamentos do mundo, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quarta-feira novas regras para aumentar a proteção da privacidade de seus estimados 500 milhões de usuários. Zuckerberg afirmou que, mesmo com as configurações-padrão, continuará sendo relativamente fácil encontrar informações sobre outros usuários, como parte dos esforços da companhia de encontrar um meio-termo entre proteger os direitos de privacidade de seus usuários e promover a sociabilidade na internet. "Usuários adotam o serviço porque adoram compartilhar informações", disse Zuckerberg, segundo a agência Reuters. "As pessoas acham que não nos importamos com sua privacidade, mas não é verdade ... Há um equilíbrio". Entre as alterações estão a possibilidade de bloquear o acesso de aplicativos de terceiros a suas informações. Também será possível tornar informações menos disponíveis no diretório de usuários do Facebook. Uma das críticas que vinham sendo feitas ao site era de que as opções de compartilhamento não eram claras. Agora os usuários contam com uma tela com todas as opções. Numa entrevista coletiva, Zuckerberg admitiu que o site tem dificuldades em entender as necessidades de seus usuários para proteger as próprias informações. Ele lembrou que ao ser criado, em 2004, o Facebook era um site totalmente aberto, já que a maioria dos usuários - estudantes da Universidade de Harvard, onde ele também era aluno - se conhecia. Com o passar dos anos, a rede deixou o campus e tornou-se um fenômeno mundial. A polêmica recente envolve as novas regras de privacidade, anunciadas em abril. Ao introduzir o botão "curtir", o Facebook permitiu não apenas que material externo seja publicado diretamente nos perfis dos usuários, mas que serviços de busca tenham acesso a estas informações. Segundo Zuckerberg, os usuários agora têm a opção de impedir este acesso.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Músicos prestam homenagem a baixista do Slipknot encontrado morto

Integrantes de bandas como Korn, Papa Roach e Good Charlotte também prestaram homenagens a Paul Dedrick Gray, encontrado morto na manhã desta segunda-feira (24) num quarto de hotel em Des Moines, no estado do Iowa (EUA). James 'Munky' Shaffer, do Korn, grupo que já excursionou com o Slipknot, afirmou: “Quero mandar o meu amor para a sua família e para a banda, eles vão passar por um período realmente duro agora. Estou sem palavras. Eu quero só enviar minhas preces de amor e respeito para todo mundo que está em volta de sua mulher e bebê.” O vocalista do Papa Roach, Jacoby Shaddix, falou: “(Gray) era uma pessoa sensacional, no palco e fora dele. Muitos sentirão a sua falta, eu inclusive. Seu espírito viverá por meio da música que escreveu”. Benji Madden, do Good Charlotte, escreveu no Twitter: “Descanse em paz Paul Gray: enviando pensamentos e orações para o Slipknot e seus amigos e familiares”. A banda norte-americana de heavy metal Slipknot também prestou uma homenagem ao seu baixista. Mesmo sem ainda terem se pronunciado oficialmente, eles colocaram uma foto do baixista em seu site oficial do grupo: http://www.slipknot1.com/. A polícia não encontrou evidências no local que possam explicar a morte do músico. O corpo de Gray será submetido a uma autópsia nesta terça-feira (25). Um exame toxicológico também será realizado para saber se o baixista estava sob efeito de drogas no momento do óbito. Sepultura lamenta A banda brasileira de heavy metal Sepultura escreveu uma mensagem lamentando a morte do músico no microblog Twitter. "Descanse em paz, Paul Gray. Estamos chocados e muito tristes.Esta é outra trágica perda para a comunidade do metal". O baixista de 38 anos nasceu em Los Angeles, na Califórnia, e estava na banda desde 1995. Os outros integrantes do grupo são Sid Wilson, Joey Jordison, Chris Feh

domingo, 23 de maio de 2010

Com dor estomacal, Lassana Diarra está fora da Copa

O meio-campista francês Lassana Diarra está fora da Copa do Mundo de 2010 por conta de um problema estomacal. O técnico Raymond Domenech, no entanto, ainda não anunciou se convocará alguém para o lugar do jogador do Real Madrid - na segunda-feira, aguardando a recuperação do zagueiro William Gallas, o comandante anunciou uma lista com 24 jogadores na França. Os problemas estomacais de Diarra começaram na quinta-feira. Desde então, ele não havia participado de mais nenhum treino em Tignes, nos Alpes Franceses, onde a seleção está fazendo a sua preparação. "Exames revelaram que uma problema inesperado obrigará o jogador a tirar um período de descanso. Como consequência, Lassana Diarra está fora da Copa do Mundo", explicou neste sábado o assessor de imprensa da seleção francesa, François Manardo. Lassana Diarra já foi convocado 27 vezes desde sua estreia pela França, há três anos. Nas Eliminatórias Europeias para o Mundial, ele era normalmente o titular na parte defensiva do meio-de-campo ao lado de Jeremy Toulalan. O zagueiro Gallas, por outro lado, demonstrou que segue firme em sua recuperação de uma lesão na panturrilha da perna esquerda. Neste sábado, ele voltou a treinar sem grandes problemas.

Receita já processou maioria das declarações

Quase todas as 24,6 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2010, ano-base 2009, recebidas dentro do prazo neste ano já foram processadas pela Secretaria da Receita Federal. Com o processamento das declarações deste ano, os contribuintes já têm a possibilidade de fazer consultas, por meio da página do órgão na internet (no extrato do IR), para saber se foi encontrada alguma pendência pelo Fisco. Se houver pendências, o Fisco já as informa ao contribuinte, que pode se autorregularizar e evitar a malha-fina. Isso pode ser feito por meio da declaração retificadora do Imposto de Renda. A Receita informou, no início de março, quando começou a temporada do IR deste ano, que aposta nesta ferramenta da autorregularização, pela internet, para que muitos contribuintes saiam da malha-fina do Leão. Em 2009, segundo dados da Receita, 630 mil contribuintes saíram da malha-fina com a autorregularização. Extrato - Para entrar no extrato do IR na página do Fisco na internet, e saber se há pendências em sua declaração, o contribuinte terá de obter um código de acesso no sítio da Receita Federal. Para isso, deverá informar o seu CPF, a data de nascimento e os recibos do IR de 2008 e de 2009. Na ausência do recibo, pode ser pedido o número do título de eleitor. De acordo com dados da Receita Federal, mais de 4 milhões de contribuintes pessoa física já pediram o seu código de acesso. N extrato do IR, o contribuinte também poderá acompanhar o pagamento do imposto e alterar opções referentes ao débito automático das cotas. Com o serviço, os contribuintes também poderão parcelar débitos em atraso do IR ou outras pendências com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Encontrada caixa-preta do avião que explodiu na Índia

Equipes encontraram neste domingo a caixa-preta entre os restos do avião de Air India que caiu ontem no aeroporto de Mangalore (sudoeste indiano), em um acidente com 158 mortos. Fontes policiais e da companhia aérea citadas pelas agências Ians e PTI informaram sobre a localização da caixa-preta, embora a Direção Geral de Aviação Civil (DGCA), responsável pela investigação do acidente, ainda não tenha feito o anúncio oficial. Mais cedo, as autoridades já haviam encontrado a gravação das conversas entre o piloto e a torre de comando, que podem ajudar as autoridades a esclarecer o que deu errado durante a tentativa de pouso no Aeroporto Banje. Um Boeing-737 da companhia aérea de baixo custo Air India Express, procedente de Dubai, saiu ontem da pista do aeroporto de Mangalore, no qual tentava aterrissar, e terminou batendo contra um barranco nos arredores. Oito passageiros sobreviveram, só três deles com ferimentos graves, mas 158 pessoas - incluindo os seis membros da tripulação - morreram no acidente. O avião ficou completamente destruído. Após a queda ainda ocorreu uma explosão. Até o momento, 128 corpos foram identificados e entregues às famílias, disse o presidente e diretor-executivo de Air India, Arvind Jadhav, em entrevista coletiva em Mangalore transmitida pelo canal NDTV. "Outros 18 corpos já foram identificados e estão passando por autópsia. Doze ainda continuam sem identificação", acrescentou. Um grupo de profissionais especializado em identificação por meio de análise de DNA deve chegar neste domingo a Mangalore, procedente da cidade indiana de Hyderabad, para ajudar a identificar as vítimas que morreram carbonizadas. Os feridos continuam internados em hospitais em Mangalore, mas estão fora de perigo, segundo fontes médicas citadas pelas agências.

Filme coreano 'Hahaha' vence mostra Un Certain Regard em Cannes

A comédia sul-coreana "Hahaha", de Hong Sangsoo, recebeu o principal prêmio da mostra Un Certain Regard ("Um certo olhar", em português) no Festival de Cannes. Definido por unanimidade, o resultado foi anunciado no início da noite deste sábado (22) pelo júri presidido por Claire Dennis. O peruano "Octubre", de Daniel e Diego Vega, recebeu o prêmio do júri da mostra Un Certain Regard. O prêmio de interpretação foi dividido entre as atrizes Victoria Raposo, Eva Bianco e Adela Sanchez, do filme "Los labios", dos argentinos Ivan Fund e Santiago Loza. Exibido na véspera do anúncio da premiação, "Hahaha" gira um torno de uma conversa entre dois grandes amigos, um diretor de cinema e um crítico, movida a saquê e boas risadas. No reencontro, cada um escolhe contar uma história amorosa que viveu recentemente. O roteiro alterna as duas narrativas, que graças a personagens em comuns, vão se aproximando até que no final estão todas entrelaçadas. Os casos se passam na pequena cidade portuária de Tongyeong - daí a probabilidade de se cruzarem - e acompanham a trajetória de três casais que, entre paixões e decepções amorosas, eventualmente trocam de parceiros entre si sem se dar conta. Tanto por sua estrutura narrativa, repleta de flashbacks e narrações em off, quanto pelo perfil meio cômico, meio patético dos personagens, "Hahaha" lembra muitas vezes os filmes de Woody Allen. Mas o mérito não é só do roteiro de Sangsoo, mas também do ótimo trablho dos atores Kim Sangkyung e Yu Junsang. Dono de uma carreira consolidada na Coréia do Sul, Sangsoo tem nove longa-metragens no currículo, entre eles "A mulher é o futuro do homem" e "O dia em que o porco caiu no poço", já exibidos em mostras de cinema no Brasil. "Rodei esse filme em condições muito difíceis. Agradeço a toda a minha equipe, sobretudo aos atores, que atuaram sem nenhum cachê", disse Sangsoo no palco após receber o prêmio. "Agradeço também ao júri por essa vitória, que me encoraja a seguir fazendo mais filmes."

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Marina critica mudança no projeto Ficha Limpa

Pela primeira vez na Bahia desde a sua indicação como pré-candidata do PV à Presidência, a senadora Marina Silva (AC) criticou nesta sexta-feira, 21, a mudança apresentada pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) no texto do projeto Ficha Limpa - que impede candidatura de políticos condenados por um colegiado da Justiça. Nesta manhã, a senadora aproveitou a passagem pela Bahia para visitar o cardeal brasileiro e arcebispo Primaz do Brasil Dom Geraldo Majella Agnelo na Cúria Bom Pastor, e foi presenteada com o livro Semear a Esperança, de autoria do religioso. Sobre o projeto, Marina acrescentou: "Eu diria que essa questão foi um verdadeiro gatilho, porque a compreensão que se tinha era de que estava mantida a coerência do projeto. Não esperávamos esse gatilho. O senador Dornelles fez ali um gatilho e ficou uma questão bem delicada, porque agora tudo o que tínhamos para comemorar acabou inviabilizado." A mudança abriu uma brecha para candidatos com ficha suja. A expressão "os que tenham sido condenados" foi substituída pela "os que forem condenados", retardando a medida para aplicação em casos que venham ocorrer somente após a sanção presidencial. Marina também voltou a criticar a inviabilidade da candidatura à Presidência do deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Ela negou que já tenha pedido o apoio o parlamentar na eleição. "Estou respeitando o momento dele, mas fiquei muito feliz de a mulher do Ciro, Patrícia (a atriz Patrícia Pillar), ter dito que está comigo", contou. Conforme a pré-candidata, é importante para a democracia que a população conte com um amplo leque de candidatos. "Eu acho que o Ciro deveria ser candidato, mesmo concorrendo comigo, porque no primeiro turno a população tem a possibilidade de escolher o que é melhor para o Brasil. No segundo a escolha é para o que é menos pior para o Brasil", disse. Marina ainda afirmou que respeita a decisão do grupo de ex-integrantes do PV que formará o Livre, sigla dos que deixaram o PV no fim do ano passado após o ingresso da senadora e que vai declarar apoio à petista Dilma Rousseff. "Respeito a decisão deles. Democracia é isso", disse.

Bebê faz sinal de positivo em exame de ultrassonografia

A grávida Marie Boswell, de 35 anos, recebeu uma garantia de que o bebê que espera está em ótimo estado de saúde. E não foi nenhum médico que deu a notícia para a britânica. O próprio pimpolho, dentro da barriga da mãe, fez um sinal de positivo durante um exame de ultrassonografia no Hospital Wythenshawe, em Manchester, na Inglaterra. Marie, que está no quinto mês de gestação, ficou espantada com a coincidência durante o exame: - Nós amamos! A imagem é muito clara, o polegar está bem visível. Nem acredito! Segundo a reportagem do jornal britânico The Daily Mirror, a ultrassonografia surpreendeu até os médicos do hospital. Gerry Jackson, que fez o exame na grávida, afirmou nunca ter visto nada igual. - É muito raro ver o polegar de bebês de forma tão clara. É ótimo termos captado uma imagem tão clara na ultrassonografia desta paciente - disse o ultrassonografista. A mamãe Marie, que já tem uma filha de 10 anos, também ficou impressionada com o tamanho das mãos do bebê. - Ele parece que está usando luvas de boxe. Achamos que ele poderá ser um bom goleiro - diverte-se a britânica, que vai guardar a imagem incrível num livro para mostrar ao filho quando ele crescer.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ladrão reage a dentadas a cerco policial em São Paulo

Policiais do Departamento de Investigação sobre Crime Organizado (Deic) prenderam na tarde desta terça-feira (18) o mecânico Joaquim Moreira Pires, o Beleza, de 45 anos, um dos principais ladrões de São Paulo na década de 80. Ele foi preso quando dirigia um Gol roubado no Carandiru, na Zona Norte, e, segundo a polícia, reagiu a dentadas à abordagem policial. Pires estava fora da cadeia desde fevereiro, quando, depois de cumprir 25 anos de prisão, abandonou o regime semiaberto. De acordo com informações da polícia, o criminoso foi preso após uma equipe, que trabalhava na rua Maria Cândida, desconfiar do motorista de um Gol. Após pesquisas, constatou-se que se tratava de um carro roubado. O veículo foi seguido, e quando o motorista parou em um posto de combustíveis, na rua Asdrúbal do Nascimento, foi abordado pelos policiais. Pires, então, teria reagido com dentadas ao cerco policial. Ele também carregava um revólver calibre 38. Pires foi indiciado 23 vezes. Ele já foi condenado por homicídio, roubo, tráfico de drogas e formação de quadrilha. Sua especialidade eram ataques contra agência bancárias e joalherias. O delegado Rodolfo Chiarelli autuou o mecânico por roubo. “Informações apontam para o envolvimento em outro roubo de carro no mesmo local, duas semanas antes”, disse o delegado.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Revista diz que atacante Adriano é "suicida profissional"

A carreira de Adriano é marcada por gols, títulos e muitos problemas extra-campo. Mesmo fora da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo de 2010, o atacante continua em alta na Europa, mesmo com as polêmicas vividas recentemente. Tanto que a revista francesa So Foot publicou uma matéria de dez páginas sobre a conturbada carreira do brasileiro. A publicação do dia 5 de maio afirma que Adriano é o maior "suicida profissional" depois de Garrincha, ídolo do Botafogo, que abreviou sua carreira em razão do alcoolismo. Segundo a revista, o drama do jogador começou após a morte do pai. Anos depois ele acabou se refugiando na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro. Sem rumo, convocou uma entrevista anunciando o fim precoce da carreira. Ao retornar para o Flamengo foi um dos responsáveis pela campanha do sexto título brasileiro do clube. Porém, as faltas aos treinamentos e confusões o colocaram fora da lista de Dunga para a Copa da África do Sul

Justiça nega habeas corpus para procuradora

Nesta terça-feira(18), a Justiça do Rio negou o pedido de habeas corpus feito pelo advogado da procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant’Anna Gomes, acusada de torturar uma menina de dois anos que estava sob sua guarda provisória à espera de adoção. Vera está presa desde quinta-feira (13). A procuradora de Justiça do Ministério Público Lilian Pinho, do Grupo Especial de Apoio à Atuação nos Habeas Corpus, deu parecer contra a concessão de habeas corpus à procuradora aposentada e o MP se manifestou contrário à concessão do habeas corpus. A promotora de Justiça Carla Araújo de Castro, que denunciou a procuradora, acredita que a tortura psicológica que a criança sofreu pode ter sido pior do que a física.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Atlético Goianiense ganha do Vitória

O Atlético-GO deu um passo importante na noite desta quarta-feira para ficar mais próximo da final da Copa do Brasil. Em casa, no Serra Dourada, o time do técnico Geninho superou o Vitória por 1 a 0, com um gol de Rodrigo Tiuí. Agora, a equipe goiana terá a vantagem do empate no jogo da volta, na próxima quarta, no Barradão, em Salvador. Na partida a ser disputada na Bahia, o Atlético não poderá contar com os meias Robston e Elias. O primeiro recebeu o terceiro cartão amarelo, enquanto o segundo entrou já no fim do jogo e foi expulso. Se confirmar a vantagem aberta sobre o Vitória, o time atleticano enfrenta na decisão o vencedor do confronto entre Santos e Grêmio, que venceu o jogo de ida, em casa, por 4 a 3. Para conseguir o triunfo sem levar gols em Goiânia, o Atlético fez uma partida competente, se segurando bem atrás e chegando a pressionar o Vitória. Já o time baiano ainda teve bons momentos no primeiro tempo, mas não manteve a mesma força na segunda etapa e precisou contar com as boas defesas do goleiro Viáfara para não sofrer mais gols. O JOGO - Com os times vindo de classificações complicadas às semifinais, ambos começaram a partida no Serra Dourada dispostos a fazer melhor para avançar à decisão. O Vitória era superior nos primeiros minutos, assustando o Atlético com duas boas chances. Logo aos três minutos, Márcio saiu mal em bola levantada na área e a sobra ficou para Reniê, que tentou de cabeça. Mas o goleiro atleticano se recuperou e espalmou para evitar o gol. Depois, foi a vez de Neto Berola tentar o passe, a zaga do Atlético cortou e ele ficou com o rebote. O arremate, porém, foi para fora. O troco do Atlético só veio aos nove minutos, quando o jogo começou a mudar de figura, com a superioridade do time anfitrião. Primeiro, Pituca bateu cruzado e Viáfara defendeu. Já aos 18, Robston achou Thiago Feltri na área e ele também chutou cruzado, para nova defesa do goleiro colombiano. Até o fim do primeiro tempo, o Atlético continuou sendo mais perigoso, enquanto o Vitória tentava explorar a velocidade, mas não conseguia encaixar os vários contra-ataques que tinha. Desta maneira, Viáfara foi o responsável por garantir o zero no placar, em mais duas boas defesas, ambas em arremates de Robston - outro chute cruzado e uma cabeçada certeira em cruzamento de Feltri. Na saída para o intervalo, o goleiro Márcio já previu o que aconteceria no segundo tempo. "A gente está criando. Se a gente continuar insistindo, a gente pode sair com uma vitória", disse o arqueiro do Atlético. E o time goiano voltou nesse espírito para a etapa complementar, achando o seu gol ainda aos nove minutos. Ayrton recebeu a bola na direita e, mesmo marcado, conseguiu espaço para o cruzamento. A bola passou pela área e encontrou Rodrigo Tiuí na segunda trave. O chute do atacante ainda bateu na trave e no travessão antes de entrar. Com a vantagem no placar, o Atlético não teve grandes dificuldades para administrar a vitória. O time baiano, por sua vez, também diminuiu o ritmo e parecia até satisfeito com o resultado nos minutos finais, se limitando a tentar o seu gol com calma. A melhor chance veio aos 36, quando Elkeson chutou de dentro da área e Márcio defendeu bem. Já aos 43, Elias quase complicou as coisas para a equipe atleticana ao receber o vermelho direito. O meia, que tinha acabado de entrar no lugar de Pituca, fez falta boba no meio-campo para impedir o contra-ataque do Vitória e o árbitro Héber Roberto Lopes entendeu que ele merecia a expulsão. Mesmo assim, o Vitória não chegou a ficar perto do empate.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Câmara conclui votação e projeto ficha limpa vai ao Senado

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (11) a votação do projeto ficha limpa. A proposição segue agora para análise do Senado Federal. O projeto surgiu da iniciativa popular do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Foram reunidas mais de 1,6 milhões de assinaturas em favor da proposta, que chegou ao Congresso em setembro do ano passado. O texto segue agora para o Senado Federal. O texto aprovado pela Câmara proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada –tomada por vários juízes ou desembargadores–, mesmo que o trâmite do processo não tenha sido concluído no Judiciário. Este tipo de decisão acontece geralmente na segunda instância ou no caso de pessoas com foro privilegiado. O parecer aprovado, de autoria de José Eduardo Cardozo (PT-SP), prevê ainda a possibilidade de um recurso para garantir a candidatura a um órgão colegiado superior. Caso seja concedida a permissão para a candidatura, o processo contra o político ganharia prioridade para tramitação. O texto que sai da Câmara é mais flexível do que o proposto pelo MCCE. A idéia inicial era proibir a candidatura de todos os condenados em primeira instância. Atualmente, só políticos condenados em última instância, o chamado trânsito em julgado, são impedidos de disputar. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, já afirmou que o projeto precisaria ser aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até 5 de junho para ter validade para as eleições de outubro. Outros, como o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), acreditam que pelo princípio da anualidade não seria possível fazer com que a mudança valha já para essas eleições. A aplicação ficará a cargo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso o projeto seja aprovado no prazo sugerido pelo presidente da OAB. No Senado, no entanto, há empecilhos regimentais para a votação. A pauta da Casa está trancada por Medidas Provisórias e pelos projetos do pré-sal, que tem urgência constitucional. Diferente da Câmara, onde são permitidas algumas votações mesmo com o trancamento da pauta, no Senado nunca se realizou votações desta forma.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Câmara dos Deputados barra gravação de "Tropa de Elite 2"

A Câmara dos Deputados não liberou as gravações de “Tropa de Elite 2” nas suas dependências, segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 10. A produção do filme decidiu pedir para gravar no plenário porque o longa dirigido por José Padilha terá em seu roteiro a presença de um deputado corrupto. De acordo com informações da Folha, Padilha contou que a produção entrou em contato com a Câmara entre o final do ano passado e o início deste ano para solicitar a liberação do espaço, mas nunca obteve resposta. “Disseram que foi Michel Temer (presidente da Câmara) quem barrou, a pedido da bancada do Rio. Eu preferi não acreditar”, revelou ao jornal. A assessoria de Temer explicou que o pedido não foi aceito por se tratar de um espaço destinado a discussões política. Por conta dessa recusa, a cena teve de ser registrada no último dia 15, durante a sessão de um Conselho de Ética montado especialmente para o filme na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Na gravação, Irandhir Santos aparece interpretando o deputado Fraga, que presta um depoimento sobre as milícias na capital carioca. O longa, ambientado entre 2001 e 2005, deve chegar às salas de cinema no início do segundo semestre deste ano, com Wagner Moura mais uma vez no papel do Capitão Nascimento.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Plano Inclinado volta a funcionar neste sábado

O Plano Inclinado Gonçalves, que liga a Praça da Sé ao Comércio, volta a funcionar neste sábado, 8, depois de dois dias parado para manutenção, de acordo com a Transalvador. O equipamento deixou de funcionar várias vezes nos últimos meses por conta de defeitos. O último aconteceu dia 29 de abril, quando um cabo da linha aérea rompeu. Na época, a Transalvador informou que o problema não fornecia perigo para o usuário, pois o cabo de tração é que é responsável por sustentar o bonde. Nesta sexta, 7, os usuários do plano devem utilizar o Elevador Lacerda, que fica na Praça Municipal.

Vacinação contra H1N1 em grávidas e jovens fica abaixo da meta

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 imunizou 47,3 milhões de pessoas em todo o país. Segundo o ministro da Saúde, Jose Gomes Temporão, apenas as gestantes e jovens de 20 a 29 anos não alcançaram uma imunização satisfatória, de 80% do público-alvo. De acordo com Temporão, 63% das gestantes foram vacinadas em todo o país. Mas o número vem aumentando, no último dia 13, eram apenas 48% de grávidas vacinadas. “No começo da campanha houve muito ruído de comunicação e informações falsas na internet. A vacina não é prejudicial nem para a mãe, nem para o bebê. É importante que elas se imunizem, já que o maior número de óbitos por H1N1 ocorreu entre as grávidas. Vacinem-se”, pediu o ministro. Em 2010, foram registradas 361 internações por H1N1, até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, 50 no total, as mulheres correspondem a 76% e as gestantes a 32%. No grupo de 20 a 29 anos, foram vacinados 70% do público-alvo. “Sábado será o dia da Mobilização Nacional contra H1N1, gostaria de pedir, principalmente para as gestantes e os jovens nesta faixa, que compareçam. Estamos chegando no inverno, período de maior circulação viral”, explicou Temporão.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vacinação contra gripe comum para idosos começa sábado

Foi lançada nesta quinta-feira, 6, pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), a campanha de vacinação contra a influenza sazonal (gripe comum), para os idosos com 60 anos ou mais. A partir de sábado, 8, os idosos poderão procurar um dos quatro mil postos espalhados pelo estado. Este é o 12° ano da campanha, que segue até o sábado, 21, e visa a contribuir para a redução de hospitalizações e mortes decorrentes das complicações causadas por doenças respiratórias nas pessoas com esta idade. A meta da Sesab é vacinar 80% ou mais dos cerca de 1,3 milhão do público alvo em todos os 417 municípios do Estado. Em 2009, 83% dos idosos foram imunizados. Durante a campanha, além da vacina contra a gripe comum, continuará sendo oferecida aos idosos portadores de doenças crônicas a vacina contra a gripe A

Irmãos acusados de esfaquear colega no Colégio Anísio Teixeira se apresentam

Os irmãos A.L.M.J. de 16 anos e S.A.B.N. de 14 anos, acusados de esfaquear o colega T.L.S., de 15 anos, no Colégio Estadual Anísio Teixeira, no bairro da Caixa D'Água, no último dia 3, apresentaram-se na manhã desta quinta-feira, 6, na Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), em Brotas. De acordo com o depoimento do advogado da família, Jonatas Fonseca, os irmãos agiram em legítima defesa, pois T.L.S os estaria ameaçando, por conta de uma ex-namorada que teria ficado com A.L.M.J.. O advogado disse também que os garotos não possuem histórico de brigas e agressões e que o irmão mais novo foi quem levou a faca de cozinha para a escola. Segundo Jonatas, T.L.S é conhecido na região por ser agressivo e teria sido ele o responsável pelo começo da confusão no colégio. O próximo passo do caso agora é o encaminhamento do processo para a promotoria da 2ª Vara de Infância e Juventude, para que decidam se os irmãos vão responder por agressão em liberdade, assistidos pela família ou se haverá a internação provisória. O adolescente T.L.S. foi esfaqueado na tarde de segunda-feira, 3. A vítima foi agredida com duas facadas nas costas e não corre risco de morte. O menino está internado no Hospital Ernesto Simões.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Governo estimula reprodução planejada de portadores de HIV

O Ministério da Saúde prepara um documento em que estimula portadores do vírus da Aids interessados em ter filhos a fazer sexo sem proteção, em datas e condições de saúde específicas. Apesar de não eliminar completamente as chances de transmissão do HIV, o texto cita estratégias para se reduzir os riscos. De acordo com o ministério, a maioria dos soropositivos não tem acesso a tratamentos de reprodução assistida para tentar engravidar. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. Segundo Andrea da Silveira Rossi, consultora técnica do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério, os riscos de transmissão são muito menores se o casal planejar a gravidez na melhor fase clínica do tratamento da Aids. Isso inclui estar com a carga viral indetectável e elevada quantidade de células de defesa, além de não ter outras doenças crônicas associadas, infecções ou outras doenças sexualmente transmissíveis e planejar a relação para a data exata do período fértil. Após a relação desprotegida, o documento recomenda que o parceiro sem HIV tome os antirretrovirais como prevenção.

Banquete de casamento deixa 70 pessoas intoxicadas na China

Pelo menos 70 pessoas sofreram com intoxicação após um banquete de casamento na região autônoma chinesa de Xinjiang, fazendo com que todos fossem internados em diferentes hospitais da região. O dia terminou em um grande susto quando os convidados, pouco a pouco, começaram a sofrer náuseas, vômitos, dor de estômago e diarreia. O incidente aconteceu na tarde do último domingo, logo após o fim da festa em um hotel na cidade de Korla, explicou um porta-voz do escritório de saúde umas declarações recolhidas pela agência oficial de notícias Xinhua. Os doentes foram enviados imediatamente aos hospitais próximos, e embora todos estejam em condição estável, ainda há 38 que estão sob observação médica. Na China as intoxicações alimentícias são frequentes, com alguns casos graves como o escândalo do leite infantil adulterado com melanina, que causou a morte de seis bebês e afetou quase 300 mil em 2008, ou a exportação de um xarope que causou a morte de uma centena de pessoas no Panamá em 2007. Fonte: EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Após título, jogador é preso na Bahia suspeito de falsificar passaporte

O atacante José Luiz Guimarães Sanabio Júnior, mais conhecido como Júnior, foi preso na manhã desta segunda-feira (3), em Salvador. Ele é atacante do Esporte Clube Vitória, que venceu o Campeonato Baiano, neste domingo (2). O atleta está detido na carceragem da Polinter da capital baiana. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 4ª Vara Federal de Guarulhos, na Grande São Paulo. De acordo com Manoel Machado, advogado do clube baiano e que representa o atleta, não foi estabelecida duração para a prisão de Júnior. "Pedimos vistas ao processo, pois o jogador nem sequer sabia que era investigado em um processo de falsificação de documentos, neste caso, de um passaporte. Parece que se trata de uma apuração que começou em 2001, quando ele foi jogar no exterior. O delegado Joelson Santos Reis, titular da Polinter, disse que cumpriu o mandado de prisão e que ainda não tem informações sobre o processo em que o jogador é investigado. "Ele está à disposição da Justiça. Não sei quanto tempo ele deve ficar preso."

domingo, 2 de maio de 2010

Acidente de ônibus com torcedores deixa 1 morto e 60 feridos

Uma pessoa morreu e cerca de 60 ficaram feridas depois que um ônibus que transportava torcedores do Vitória tombou por volta das 15h deste domingo (2) às margens da BR-324, na Bahia. As informações são do delegado Antônio Carlos Magalhães Santos, da 10ª Delegacia, em Pau da Lima (BA), que atendeu a ocorrência. A maioria dos passageiros iria assistir à final do campeonato baiano no Estádio Manoel Barradas, o Barradão, local da final do Campeonato Baiano. De acordo com o delegado, a perícia e os depoimentos realizados durante a investigação do caso indicam que o ônibus tombou ao fazer uma curva na saída da rodovia. De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), as vítimas foram encaminhadas a diversos hospitais de Salvador: 12 pessoas deram entrada no Hospital Ernesto Simões e mais 19 no hospital geral do estado, sendo pacientes de 16 a 52 anos. A maioria das vítimas apresentava escoriações, mas há registros de pacientes com traumatismo craniano e fratura exposta.

sábado, 1 de maio de 2010

Ex-prefeito de Maragojipe é condenado por desvio na Ucsal

O juiz titular da 6ª Vara Cível, Carlos Geraldo Rodrigues Reis, condenou o Banco Bradesco e o ex-diretor financeiro da Universidade Católica de Salvador (Ucsal) Raimundo Gabriel de Oliveira ao pagamento de uma indenização no valor de R$ 36.475.657,14, mais juros de 12% ao ano a partir da data da citação. Ex-prefeito de Maragojipe, Raimundo Gabriel foi condenado, em julho do ano passado, a dez anos e oito meses de prisão pelo desvio do mesmo valor da indenização. No processo criminal, Raimundo Gabriel foi réu confesso do desvio de promover o desfalque de mais de R$ 36 milhões da Ucsal, por meio de desvios de dinheiro. Ele confessou efetuar pagamentos indevidos a empresas laranjas, criadas e geridas por ele próprio, familiares e amigos. O valor corrigido dos desvios, em março do ano passado, ultrapassava R$ 84 milhões. O juiz Carlos Geraldo caracterizou também que houve culpa in vigilando (pelo não cumprimento do dever de vigiar) e a culpa in eligendo (pela escolha de seus prepostos) por parte do Bradesco. “A ilicitude perpetrada pelo réu, Raimundo Gabriel de Oliveira, somente se concretizou tendo em vista a colaboração e participação dos prepostos da aludida instituição ora codemandada”, escreveu. A gerente da agência do Bradesco onde o ex-diretor financeiro da Ucsal atuava era Jocélia Fernandes de Oliveira Varão, uma uma das denunciadas no esquema de compra irregular de viaturas da Polícia Militar, deflagrado pela Operação Nêmesis. Segundo a denúncia, Jocélia era sócia do lobista Gracílio Junqueira Ramos em empresas de fachada, criadas para viabilizar o esquema fraudador nas licitações do estado. Ainda durante as investigações da Polícia Civil, Jocélia foi demitida do Bradesco, e aguarda julgamento em liberdade. O defensor de Raimundo Gabriel no processo criminal, o advogado Sérgio Habib, adiantou que seu cliente não tem dinheiro para a indenização. Sobre sua condenação no processo criminal, o advogado informou que a defesa já entrou com recurso e aguarda julgamento do TJ. Com Informações do A Tarde online

Fazendeiro pega 30 anos por mandar matar Dorothy Stang

O pecuarista Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como Taradão, foi condenado na madrugada deste sábado a 30 anos de prisão pela morte da missionária americana Dorothy Stang. São 29 anos por homicídio duplamente qualificado e mais um ano de agravante pelo crime ter sido praticado contra uma idosa, sem chance de defesa. Galvão foi condenado por maioria de votos e deverá cumprir pena em regime fechado, inicialmente, além de ter sido condenado a arcar também com as custas do processo. O advogado do réu disse que vai se manifestar com recurso no prazo previsto, que é de cinco dias. O motivo da participação de Galvão no crime, segundo a denúncia, foi uma área de terra chamada Gleba 55, onde irmã Dorothy desenvolvia trabalhos com os colonos e que era pleiteada por ela para implantação de assentamentos. O fazendeiro se entitulava proprietário da área, que na verdade era pública, e a vendeu a Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, também condenado como mandante do crime. De acordo com a promotoria, ambos encomendaram a morte da missionária porque ela assumia uma posição de liderança entre os agricultores e isso ia contra os interesses dos pecuaristas da região. O julgamento durou mais de 15 horas no Fórum Criminal de Belém. A manhã foi dedicada à oitiva das testemunhas resquisitadas pelo promotor Edson Souza. Prestaram esclarecimentos à Justiça a irmã da congregação Notre Dame Roberta Lee Sdire, o ex-gerente do Incra em Anapu Bruno Lourenço Kempner, e o delegado da Polícia Federal Ualame Fialho, que comandou o inquérito federal sobre o caso. No final da manhã, duas testemunhas da defesa foram interrogadas: o corretor de imóveis Libério Pereira do Nascimento, que vendeu as terras para Regivaldo Galvão e o engenheiro agrônomo do Incra Antônio Elídio Coutinho Queiroz. À tarde foi a vez do interrogatório de um dos co-réus, também requisitados pela defesa. Amair Feijoli da Cunha, o Tato, condenado como intermediário do crime, e sua mulher, Elisabeth Coutinho, foram ouvidos na condição de informantes. Por fim, o réu foi interrogado e respodeu apenas às perguntas da defesa. Regivaldo Galvão negou participação no crime e disse que, quando procurou o Incra para vender a gleba a Bida, foi atendido por Bruno Kempner. Segundo o fazendeiro, este lhe afirmou que "a terra era boa" e que poderia ser feita a negociação. Depois do interrogatório do réu, o juiz Raimundo Flexa autorizou uma acareação entre ele e Kempner, que reafirmou seu depoimento dado pela manhã. "Eu disse que a documentação daquela terra não era boa e que, considerando como terra pública, proíbe qualquer negociação. Aquela área já estava sendo requerida pelo Incra, que estava com processo de regressão, para que tivesse a posse". O réu então chamou o ex-gerente do Incra de mentiroso: "Excelência me desculpe, mas o depoente mente, está faltando com a verdade". O caso Dorothy Stang foi morta a tiros na localidade de Anapu, no sudoeste paraense, em fevereiro de 2005. A localidade, onde ela desenvolvia trabalhos em prol da reforma agrária, é palco de intensos conflitos por terras. Dos cinco acusados de envolvimento na morte da missionária, quatro já haviam sido condenados: Rayfran das Neves, Amair Feijoli, Clodoaldo Batista e o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, julgado por três vezes e condenado no último dia 12 de abril a 30 anos de reclusão.