O número de mortos em decorrência do terremoto que atingiu o Haiti na manhã deste sábado (14) subiu para 724, afirmou a Direção Geral de Proteção Civil. Até então, as autoridades calculavam 304 vítimas e 1.800 feridos.
Um dia após a tragédia, o governo haitiano está em alerta para os possíveis impactos da tempestade tropical Grace, prevista para chegar ao país caribenho no início da semana.
Após divulgar o balanço inicial da extensão dos danos causados pelo sismo de magnitude 7,2, a Proteção Civil anunciou que a tempestade já se aproximava do arquipélago das Antilhas e pediu que a população fique atenta às recomendações das autoridades.
A República Dominicana, país fronteiriço com o qual o Haiti divide a ilha de Hispaniola, emitiu um alerta de tempestade tropical. O Centro de Operações de Emergência do país prevê que fortes chuvas, ventos, inundações e deslizamentos de terra são esperados nas costas sul e norte.
A depender dos impactos, a tempestade Grace poderia aprofundar a já frágil situação haitiana. A última avaliação parcial registrava 160 mortes no departamento do Sul, 100 em Grand-Anse, 42 em de Nippes e 2 no Noroeste —todos no sudoeste do país.
A infraestrutura rodoviária está danificada devido aos deslizamentos de terra causados pelo terremoto, e vários edifícios, como hotéis, igrejas e hospitais, com a estrutura destruída ou comprometida.
Durante a madrugada, bombeiros e civis trabalharam para vasculhar prédios destruídos em busca de parentes e amigos presos nos escombros. À agência de notícias Reuters, haitianos disseram que passariam a noite dormindo ao ar livre, com receio de que um novo tremor pudesse atingir o país.
0 comentários:
Postar um comentário