Labels

domingo, 15 de agosto de 2021

Incêndio devasta 5 mil hectares de floresta na Espanha


Um incêndio ativo em Ávila, no centro-oeste da Espanha, devastou pelo menos 5.000 hectares de floresta, obrigando cerca de 600 moradores a se deslocarem neste domingo (15). 

A onda de calor no país já bateu o recorde de temperatura máxima absoluta com 47,4 graus, segundo dados provisórios. 

As chamas, que começaram na manhã de sábado perto do município de Navalacruz, se beneficiaram das elevadas temperaturas na Península Ibérica e de fortes rajadas de vento de mais de 70 km/hora, segundo o governo regional. 

O incêndio "agora certamente ultrapassa os 40 quilômetros de perímetro e possivelmente já ultrapassa os 5.000 hectares" queimados, disse José Ángel Arranz, diretor-geral de Patrimônio Natural e Política Florestal da Junta de Castela e Leão. 

Pelo menos 600 pessoas de cinco municípios da região de Ávila, perto da serra de Gredos, foram evacuadas por precaução e mais de 500 funcionários de várias corporações lutavam para conter o avanço do fogo com várias aeronaves.

Cerca de 80 quilômetros ao sul, o incêndio declarado um dia antes perto de El Raso seguia ativo. Assim como o de Navalacruz o fenômeno foi classificado como Nível 2 (em uma escala de 3) de periculosidade.

0 comentários: