Labels

terça-feira, 6 de junho de 2017

Ex-ministro de Temer é preso na Operação Lava Jato

O ex-ministro e ex-presidente da Câmara de Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), foi preso nesta terça-feira, 6, pela Polícia Federal. A ação faz parte de um desdobramento da Operação Lava Jato.

Batizada de "Manus", a operação é para investigar atos de corrupção ativa e passiva e de lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte. O superfaturamento identificado chega a R$ 77 milhões.

De acordo com a PF, a investigação foi aberta após a análise das provas colhidas em várias etapas da Operação Lava Jato “que apontavam solicitação e o efetivo recebimento de vantagens indevidas por dois ex-parlamentares cujas atuações políticas favoreceriam duas grandes construtoras envolvidas na construção do estádio”.



Cerca de 80 policiais cumprem 33 mandados judiciais, sendo cinco de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte e do Paraná.

Henrique Alves foi alvo de um dos mandados de prisão preventiva. Ele foi ministro do Turismo dos governos de Dilma Rousseff (2015-2016) e de Temer (2016), além de ter comandado a Câmara entre 2013 e 2015.

O deputado federal cassado Eduardo Cunha (PMDB), que está preso em Curitiba desde o final do ano passado, também é alvo da ação.

O nome da operação faz referência ao provérbio latino Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat, que significa “uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra”.

0 comentários: