O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará no dia 26 de outubro, véspera do segundo turno das eleições 2024 em Camaçari, o sorteio ou escolha das oito urnas eletrônicas que serão submetidas à Auditoria da Votação Eletrônica.
A iniciativa testa a integridade e autenticidade dos equipamentos.
O sorteio ocorrerá a partir das 8h30 na Sala de Sessões do TRE-BA, em Salvador.
Foram convidados para a cerimônia partidos políticos, candidatos, federações, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de diversas outras entidades fiscalizadoras.
O trabalho também poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do tribunal no YouTube.
Assim que sorteadas ou escolhidas pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-BA ou pelas entidades fiscalizadoras presentes, as urnas serão trazidas imediatamente de Camaçari para Salvador.
Após essa fase, os equipamentos ficarão armazenados na sede do Regional baiano para o Teste de Integridade das urnas eletrônicas, que ocorrerá no domingo (27), dia do segundo turno das eleições municipais 2024.
O procedimento consiste em uma votação simultânea à oficial, entre 8h e 17h, com as urnas escolhidas ou sorteadas, utilizando o número dos candidatos oficialmente registrados no TRE-BA para concorrer ao cargo de prefeito no pleito em Camaçari.
Após o fim da votação, um boletim de urna é impresso para comprovar a regular captação dos votos e confirmar a lisura do processo eleitoral.
As urnas sorteadas ou escolhidas para auditoria são prontamente substituídas pelo Cartório Eleitoral, que estará em posse de equipamentos de contingência.
0 comentários:
Postar um comentário