Labels

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Lula critica gasto com armamentos um dia após G7 aprovar empréstimo à Ucrânia

Um dia depois de a cúpula do G7 aprovar um empréstimo de US$ 50 bilhões para Ucrânia, para fortalecer a defesa do país contra a invasão russa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou aos líderes do grupo e criticou o gasto crescente com armamentos. 

Disse que "está claro" que nenhuma das partes vai alcançar seus objetivos pela via militar e chamou de inoperantes as instituições de governança diante da realidade geopolítica

Convidado pela presidência italiana do G7, cujo encontro ocorre no resort de Borgo Egnazia, na região da Puglia (sul), Lula voltou a defender a realização de uma conferência internacional com a participação dos dois lados como única forma de impulsionar conversas pela paz. "Já está claro que nenhuma das partes conseguirá atingir todos os seus objetivos pela via militar. Somente uma conferência internacional que seja reconhecida pelas partes, nos moldes da proposta de Brasil e China, viabilizará a paz", afirmou.
 

Neste fim de semana, a Suíça sedia uma conferência para discutir uma saída do conflito, mas Lula não irá participar, com o argumento de que a ausência da Rússia nas negociações não trará resultados.

0 comentários: