Passados quatro meses desde o início da vacinação contra a gripe, a Bahia tem 63,6% do público alvo imunizado contra os vírus da Influenza, até esta sexta-feira (20).
A vacina disponível na campanha deste ano é trivalente. Isso significa que ela protege contra três cepas: o vírus Influenza A (H1N1); H3N2; e a cepa B.
Até agora foram aplicadas 4.086.954 doses do imunizante. A campanha foi iniciada em 12 de abril, inicialmente em três etapas e com foco em públicos alvo específicos. Posteriormente, diante da baixa adesão, o Ministério da Saúde abriu a vacinação para a população geral.
Dentro desses grupos prioritários, a maior adesão está entre os povos indígenas com 77,5% de cobertura. Em seguida estão as crianças de seis meses a menores de seis anos (72,6%); puérperas (71,5%); gestantes (68,4%); idosos (60%); e com a cobertura mais baixa estão os trabalhadores da Saúde (51,7%).
Apesar de as atenções atualmente estarem voltadas para a vacinação contra a Covid-19, é preciso destacar que o vírus da Influenza também pode provocar casos clínicos graves, incluindo Síndrome Respiratória Aguda Grave, e levar a morte.
Vale lembrar que é necessário um intervalo entre a aplicação de doses de vacina das duas campanhas em curso no momento, Influenza e Covid-19, que tem que ser de 14 dias.
0 comentários:
Postar um comentário