Labels

domingo, 22 de abril de 2018

Cientistas descobrem espécie de formiga que explode para defender colônia

Uma equipe internacional de cientistas descobriu uma espécie de formiga que possui uma tática inusitada para defender a colônia. Em vez de usar soldados para lutar, as operárias são enviadas para o front em missões suicidas. Elas não se engajam na batalha, apenas explodem, liberando toxinas e uma gosma pegajosa para matar ou imobilizar os invasores.



O comportamento foi mencionado pela primeira vez em 1916, mas nenhuma espécie foi formalmente descrita desde 1935. Essas formigas são endêmicas da floresta tropical de Bornéu, uma ilha na Ásia dividida por Indonésia, Malásia e Brunei.

Por décadas, cientistas se referiam a elas como membros do grupo Colobopsis cylindrica. Agora, pesquisadores do Museu de História Natural e da Universidade Tecnológica de Viena, na Áustria, junto com cientistas da Universidade de Brunei Darussalam, identificaram e descreveram 15 espécies de formigas explosivas, sendo uma delas desconhecida até então.

A nova espécie, conhecida popularmente pelos habitantes da ilha como “gosma amarela” por causa da secreção amarelada liberada após a explosão, foi batizada como Colobopsis explodens.

0 comentários: