Labels

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Furacão mata ao menos 7, desloca milhares e gera temor de desastre humanitário no Haiti

O furacão Matthew avança em direção a Cuba depois de tocar terra no Haiti nesta terça-feira, onde ainda é esperado que provoque "fortes chuvas, ventos e tempestades", de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês). A tormenta causou três mortes no Haiti isolando áreas no Sul do país e quatro na vizinha República Dominicana.



Considerada a maior tempestade no Caribe em nove anos, a Matthew atingiu a cidade haitiana de Les Anglais por volta das 7h (8h de Brasília), e ameaça outros países. Como medida de precaução, o presidente Barack Obama adiou comício com a candidata Hillary Clinton na Flórida nesta quarta-feira.

O furacão poderá atingir o sudeste dos Estados Unidos, e por isso os governos da Flórida, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte já decretaram estado de emergência e ordenaram a retirada de moradores das áreas costeiras. Somente na Carolina do Sul, a governadora Nikki Haley anunciou que a Guarda Nacional ajudará a deslocar cerca de até 1,1 milhão de pessoas em regiões próximas ao mar no estado.

0 comentários: