Labels

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Escolas têm 15 dias para dar explicações sobre irregularidades

As escolas municipais e estaduais onde fiscais do Tribunal de Contas do Estado encontraram problemas no armazenamento e preparo da merenda vão ter 15 dias para dar explicações sobre as irregularidades.. O relatório final do TCE, apresentado na manhã desta quarta-feira (1º), revela a presença de escorpião e pombo em dispensas, e bueiro de esgoto no refeitório. (Veja a íntegra do relatório do TCE).



O presidente do TCE, Dimas Ramalho, disse que, em alguns casos, pode ter multa ou ação judicial. Ele classificou os problemas como graves e disse que falta gestão. "Não falta dinheiro para merenda, o que nós precisamos cuidar é que esse dinheiro chegue na conta".

Na Escola Municipal Florestan Fernandes, em Diadema, a notícia de que fiscais do Tribunal de Contas do Estado encontraram merendeiras fazendo a comida sem luvas deixou as mães dos alunos bem preocupadas. Os fiscais do TCE visitaram 200 escolas municipais e estaduais em 180 cidades paulistas. Segundo o relatório, 71% estavam dentro dos padrões de higiene e limpeza, quase 90% serviam refeição e não só merenda seca. No entanto, 88% não tinham alvará da vigilância dentro da validade.

Nas visitas, os fiscais encontraram vária irregularidades. Na Escola Municipal Adalberto Christo das Dores, em Itapetininga, havia um escorpião no meio dos alimentos. Na dispensa da Escola Técnica Estadual Paulinho Botelho, em São Carlos, havia um pombo.

Em Ribeirão Preto, os fiscais flagraram um bueiro de esgoto bem perto da mesa no refeitório da Escola Professor Baudilio Biagi.

Reforma e desinsetização


A Secretaria Estadual da Educação disse que ainda não teve acesso ao relatório do TCE.
A Escola Municipal Adalberto Christo das Dores, onde foi encontrado o escorpião, disse que está desinsetizada e que a validade é até agosto.

A Escola Estadual Baudilio Biagi - que tem o bueiro no refeitório - disse que vai fazer uma reforma pra resolver o problema.

0 comentários: