Labels

quinta-feira, 10 de março de 2016

Recordista brasileira dos 200m, Ana Cláudia Lemos é flagrada em exame antidoping

A velocista Ana Cláudia Lemos testou positivo em um exame antidoping realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). A CBAt aguarda a notificação da ABCD e não quis se pronunciar, o que deverá fazer através de nota oficial. A confederação convocou uma reunião de emergência nesta quarta-feira quando soube do caso.


Fontes envolvidas confirmaram a informação, mas não deram mais detalhes como qual foi a substância encontrada nem quando foi feito o exame. Avisada nesta quarta-feira, Ana Claudia viajou de São Paulo para o Rio de Janeiro, a fim de discutir sua defesa com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Os atletas do atletismo foram testados pelo menos três vezes recentemente. Uma delas durante o 1º Camping Nacional de Treinamentos dos Revezamentos, realizado no início de fevereiro, no Campo dos Afonsos, no Rio. Faltando cinco meses para as Olimpíadas no Rio de Janeiro, uma possível punição por doping tirará a atleta da competição.

Ana Cláudia Lemos tem o direito de solicitar um outro teste na amostra B (contraprova), o que pode comprovar uma contaminação na hora da coleta ou análise. Não há ainda a confirmação se a alteração no exame ocorreu também devido a alguma substância de uso terapêutico. O COB já está ciente do caso e aguarda receber mais informações nesta quinta-feira.


Há casos recentes no esporte brasileiro em que um atleta falhou no exame antidoping, mas foi considerado inocente. Em 2011, Pedro Solberg, do vôlei de praia, foi flagrado pelo uso de esteroide. Foi suspenso, mas liberado a voltar a jogar um mês depois já que a FIVB (Federação Internacional de Vôlei) admitiu a existência de dúvidas nos procedimentos do exame. No mesmo ano, o nadador Cesar Cielo também testou positivo e comprovou que houve uma contaminação em um suplemento alimentar feito por uma farmácia de manipulação em Santa Bárbara D'Oeste, no interior paulista. Levou a pena mínima, uma advertência.

Ana Cláudia Lemos é dona do recorde brasileiro dos 200m (22s48, que também é recorde sul-americano). Ela optou por não participar de nenhuma competição indoor neste primeiro semestre. Mesmo com índice, preferiu não competir no Mundial Indoor, que vai acontecer de 16 a 21 de março, em Portland. A previsão era que ela começasse a competir em pista aberta em abril. A ideia de Ana Cláudia Lemos, em conjunto com o treinador Katsuhico Nakaya, era eleger ao longo da temporada uma das duas provas individuais (100m e 200m) para competir nos Jogos Olímpicos do Rio, além de correr com o time do revezamento 4x100m.

0 comentários: