Labels

quinta-feira, 12 de março de 2015

Aeroporto de Salvador e mais três devem ser privatizados


O Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães pode ser concedido à iniciativa privada em 2015. De acordo com técnicos do governo federal, a a Infraero deverá ficar com uma participação menor no negócio, a mínima necessária para assegurar assento no conselho de administração da empresa que vai assumir os aeroportos.

Além do aeroporto de Salvador, os de Porto Alegre e Florianópolis também poderão ser concedidos ao setor privado. Com capacidade para 13 milhões de passageiros, o aeroporto de Salvador é um dos terminais mais importantes do Nordeste.

Nos cinco aeroportos já leiloados (Brasília, Viracopos, Guarulhos, Galeão e Confins), a estatal ficou com 49% de participação e a iniciativa privada, com 51%. 

O objetivo é reduzir o impacto fiscal da participação da Infraero, já que a empresa está com déficit e precisa de aportes mais elevados da União para acompanhar o novo sócio, tanto em capital, quanto nos investimentos. Em 2013 e 2014, o Tesouro precisou injetar R$ 4,2 bilhões na Infraero, e neste ano, há previsão de mais R$ 1,9 bilhão. As dificuldades de caixa são decorrentes da perda de receitas com a entrega dos aeroportos mais movimentados do país à iniciativa privada.

0 comentários: