Labels

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Vacina contra chikungunya em análise na Anvisa registra anticorpos de 98% em adolescentes

A vacina contra a chikungunya produzida pela farmacêutica franco-austriaca Valneva, em parceria com o Instituo Butatan e analisada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), registrou a manutenção de 98,3% de anticorpos e proteção em adolescentes, que receberam o imunizante. 

A constatação foi feita um ano após a aplicação da dose nos jovens em testes clínicos no Brasil.

O produto é analisado pela Anvisa desde dezembro de 2023, para adultos. Em novembro daquele ano, a aplicação recebeu aval nos Estados Unidos pela Food and Drug Administration (FDA). 


Segundo O GLOBO, outro monitoramento mostrou que até dois anos depois da aplicação, cerca de 97% dos 316 adultos que ainda eram acompanhados continuavam a apresentar um número de anticorpos neutralizantes acima do necessário para indicar a proteção.

 

A parceria entre  o Butantan e o laboratório franco-austríaco projeta a condução de ensaios clínicos pelo Butantan com adolescentes, onde foram recrutados em 2022, cerca de 750 jovens de 12 a 17 anos nas cidades de São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Laranjeiras (SE), Recife (PE), Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR). 


Em uma primeira avaliação, que ocorreu 28 dias após a aplicação da vacina, foi detectada uma produção de anticorpos em 100% dos voluntários com infecção prévia e em 98,8% daqueles sem contato com o vírus anteriormente. 

0 comentários: