Labels

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Executivo cai em golpe no WhatsApp e termina condenado a 24 anos de prisão nos EUA

Shan Hanes, um executivo de 53 anos, usou o seu cargo no banco Heartland Tri-State, em Elkhart, uma pequena cidade no Kansas, para perpetrar uma das maiores fraudes bancárias da História recente do estado americano. 

E ele passará os próximos 24 anos na prisão, depois que a Justiça dos Estados Unidos provou que ele desviou dezenas de milhões de dólares em um elaborado esquema de criptomoedas.

De acordo com documentos judiciais, Hanes orquestrou um complexo esquema no qual transferiu mais de US$ 47 milhões (R$ 270 milhões, na cotação atual) em fundos do banco para várias contas de criptomoedas controladas por terceiros. 

Este golpe financeiro, conhecido como “abate de porcos”, é um golpe comum no segmento das cripto, em que as vítimas são enganadas para investir em sistemas fraudulentos.

Tudo começou no final de 2022, quando o próprio executivo caiu num golpe. Hanes (que tem três filhas e é casado com uma professora) recebeu uma mensagem no WhatsApp oferecendo-lhe o que parecia ser uma oportunidade de investimento muito vantajosa em uma carteira criptografada. 

O retorno do investimento parecia muito atrativo, o sistema era fácil de usar (tudo através de um app) e envolvia criptomoedas, famosas por mais do que multiplicar depósitos.

0 comentários: