Labels

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Enfermeira dos EUA desafia quarentena e sai de casa

A enfermeira que jurou desafiar o programa de quarentena imposto pelo Maine nos Estados Unidos quebrou pela segunda vez o isolamento nesta quinta-feira para um passeio de bicicleta com o namorado. A enfermeira Kaci Hickox garante que não precisa ficar em casa porque não apresentou nenhum sintoma do ebola até o momento e, portanto, não pode transmitir o vírus para outras pessoas.

Autoridades do Maine, contudo, chegaram a forçá-la a viver em quarentena por uma semana, até que Kaci denunciou sua condição e o caso ganhou repercussão nacional. Desde então, ela voltou para a casa que divide com o namorado para terminar o período de isolamento, previsto até o dia 10 de novembro.
No passeio de bicicleta, Kaci foi acompanhada por policiais, que não puderam forçá-la a retornar para casa. Autoridades pretendiam ir à Justiça para tentar mantê-la em isolamento, mas pode ser difícil que um juiz aceite a condição, contrariando as orientações de entidades médicas internacionais e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA.

0 comentários: