Labels

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Vem aí o Pro Clubs

Leonardo Sandes

A modalidade Pro Clubs foi apresentada aos tradicionais jogadores do game na edição 9 do FIFA e completou 10 anos em 2018. O modo, que permite partidas com até 22 jogadores ao mesmo tempo, começa agora a ganhar o seu espaço, sobretudo com a explosão das competições de e-sports no mundo.E no Brasil não é diferente. De acordo com a consultoria Newzoo, o FIFA é o título assistido com mais frequência pela audiência de e-sports no País.



Somado a isso, o mercado brasileiro de jogos cresce a cada ano: ainda segundo a Newzoo, temos hoje 75,7 milhões de jogadores, que vão gerar uma receita de US$ 1,5 bilhão apenas neste ano.

E o grau de profissionalização e competitividade vem crescendo. Já existem diversas equipes associadas a clubes de futebol que investem em jogadores. Exemplos são o Atlético-PR e o Vitória-BA.

Além disso, grandes marcas já apostam nesse mercado, como é o caso Ponto Frio (a varejista escolheu licenciar uma equipe de Pro Clubs), a Nissin (que adquiriu os naming rights do maior torneio da temporada) e a Amazon, que abriga as transmissões através de seu serviço de streaming, a Twitch.

Com isso, os campeonatos virtuais de futebol de Pro Clubs passam também a ganhar importância para as equipes e seus jogadores. E estas também passam por um processo de profissionalização, oferecendo estrutura, suporte e principalmente premiações que justifiquem todo esse processo. É uma demanda da comunidade para que passe a ganhar força e atraia cada vez mais adeptos.

A VPSLeague, a principal liga de Pro Clubs do País, conta hoje com 40 mil jogadores cadastrados na sua base. No atual Campeonato Brasileiro de Pro Clubs (CBPro), do FIFA 18, 400 times foram inscritos, divididos nos circuitos Profissional e Amador. Além das equipes do Atlético-PR e do Vitória-BA, a competição contou com a participação de Gama (DF), XV de Piracicaba, Doze (ES) e Botafogo-PB. Além disso, equipes de e-sports como a Black Dragons e a CNB (equipe que tem como um de seus sócios o ex-jogador Ronaldo Fenômeno) também marcaram presença.

0 comentários: