Labels

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Teste de detecção do HIV será realizado durante a Parada Gay

O público que for participar da Parada Gay, neste domingo, 21, poderá realizar o teste rápido de detecção do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e hepatites B e C. Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, o Serviço de Testagem e Aconselhamento no Centro de Saúde Carlos Gomes, na Rua Carlos Gomes, vai realizar os testes das 10 às 16 horas. A expectativa é atender cerca de 300 pessoas. Além disso, durante a parada, haverá a divulgação da 'Campanha Fique Sabendo' que tem o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce e realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada. Serão distribuídos preservativos e materiais educativos sobre sexo protegido nos bairros do Campo Grande e Piedade. De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, existem atualmente no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua condição sorológica. Portanto, do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia de Aids. As pessoas que realizarem o teste contarão com apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo pelos profissionais de saúde. Caso seja confirmada a detecção do HIV, a pessoa será orientada a procurar acompanhamento médico especializado. Esta é a 9ª Parada do Orgulho GLBT da Bahia. A concentração está marcada para as 11h no Campo Grande. A festa deve seguir até as 22h.

0 comentários: