Labels

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Brasil registrou quase 7 mil mortes por câncer de ânus na última década

Nos últimos dez anos, o Brasil registrou 38.196 internações devido ao câncer de ânus e canal anal, segundo os dados do Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde (SIH/SUS), levantados pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia. 

Durante o período de 2015 a 2023, o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) contabilizou 6.814 mortes causadas por este tipo de câncer.

O cirurgião digestivo e membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia Lucas de Araújo Horcel destaca que, embora o câncer anal tenha uma incidência menor do que outros tumores, como os de cólon e reto, ele requer atenção especial devido às suas características únicas e aos métodos específicos de tratamento.
 

O câncer anal frequentemente está ligado à infecção pelo HPV, um vírus de alta transmissibilidade que pode permanecer assintomático por anos. 


Fatores de risco para essa doença incluem baixa imunidade, como em pacientes com HIV, prática de sexo anal, tabagismo, histórico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e múltiplos parceiros sexuais.
 

0 comentários: