Ads 468x60px

Labels

Featured Posts

.

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Bolsonaro passará a noite internado após crise de pressão baixa, afirma relatório médico

 O ex-presidente Jair Bolsonaro ficará internado durante a noite em hospital privado em Brasília, Distrito Federal. 

A informação foi confirmada pela equipe médica de Bolsonaro, nesta terça-feira (16). O ex-presidente, que está em prisão domiciliar, deu entrada no hospital no início da tarde, com sintomas de pressão baixa, soluços e vômitos. 


A defesa jurídica do ex-presidente informou que ele "apresentou neste momento episódio de mal-estar, pré-síncope e vômitos com queda da pressão arterial, sendo necessário ir à emergência do Hospital DF Star"


Informações do hospital ao g1 apontam que também será realizada biópsia das lesões da pele retiradas no domingo e uma avaliação do tratamento complementar para Bolsonaro. 


Esta é a segunda ida de Jair Bolsonaro ao hospital em 72h. No domingo (14), o ex-presidente foi ao hospital realizar procedimentos para retirar lesões na pele.

'Golpista do Tinder', Simon Leviev é preso na Geórgia

Conhecido como "golpista do Tinder" e destaque de uma série da Netflix, o israelense Simon Leviev foi preso Geórgia a pedido da Interpol.

Segundo a BBC e o The Guardian, Simon, cujo nome de batismo é Shimon Yehuda Hayut, foi detido no domingo (14) ao chegar ao aeroporto internacional de Batumi, no sudoeste do país.
 

Não há informações concretas a respeito do motivo da prisão, mas o Ministério do Interior da Geórgia informou que isso aconteceu após um alerta vermelho da Interpol.

Polícia prorroga inquérito sobre triplo homicídio de mulheres em praia de Ilhéus

 A Polícia Civil da Bahia solicitou ao Judiciário a prorrogação do prazo do inquérito que apura o assassinato de três mulheres encontradas mortas na praia de Ilhéus, em 16 de agosto. O objetivo é reunir novos elementos, realizar diligências e obter laudos complementares. A informação foi divulgada terça-feira (16).

As apurações contam com o apoio dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Inteligência Policial (DIP). 


Estratégias integradas foram definidas em reunião com o delegado-geral André Viana e gestores das unidades, realizada na segunda (15), em Salvador. Também estão em andamento análises do Laboratório de Inteligência Cibernética (Ciberlab).

 

Segundo a Polícia Civil, o material coletado para a análise científica não corroborou de forma decisiva para o aprofundamento dos exames necessários.


Contudo, outros elementos, além da confissão do investigado, são analisados paralelamente a exames periciais que se encontram em curso. Outros desdobramentos do caso seguem em sigilo, para não comprometer as apurações. 

 

O principal suspeito, Thierry Lima da Silva, em situação de rua, foi preso em flagrante e confessou o crime, mas exames periciais ainda buscam esclarecer se houve participação de outras pessoas. Ele segue custodiado no Conjunto Penal de Itabuna.

 


As vítimas foram identificadas como Alexsandra Oliveira Suzart, 45 anos; Maria Helena do Nascimento Bastos, 41; e Mariana Bastos da Silva, 20. Thierry também é investigado pelo assassinato do ex-companheiro Lucas dos Santos Nascimento.

Câmara quer retomar voto secreto, que já serviu para salvar mandato de deputado condenado e preso

O voto secreto que a Câmara dos Deputados pretende instituir para autorizar processos criminais contra congressistas tem um histórico de proteção aos políticos e já serviu até para salvar o mandato de um deputado que estava preso e condenado.

Nathan Donadon (sem partido-RO) cumpria pena no presídio da Papuda havia dois meses, condenado a 13 anos, quatro meses e dez dias de prisão por desviar R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia quando era diretor financeiro da instituição.
 

Ao se defender na tribuna, Donadon apelou aos colegas dizendo que estava "sendo tratado como um preso qualquer, um preso comum". 


Em votação secreta, apenas 233 deputados apoiaram a perda do mandato, menos do que os 257 necessários para a cassá-lo. Outros 131 votaram contra e o restante se absteve ou não apareceu para votar.
 

Era a primeira vez que a Câmara decidia sobre o mandato de um parlamentar já preso, e a manutenção dele no cargo teve tamanha repercussão negativa que o Congresso aprovou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para acabar com o voto secreto nas votações envolvendo questões criminais.
 

A Câmara refez a votação num novo processo, com o argumento de que Donadon quebrava o decoro por estar preso, e com o voto aberto houve quase unanimidade para que o colega perdesse o mandato: foram 467 votos favoráveis e 1 abstenção.

Bahia vence o Atlético Mineiro e vai às quartas de final da Copa do Brasil Feminina

Jogando no Carneirão, em Alagoinhas, na noite desta terça-feira (16), em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil Feminina, o Bahia venceu o Atlético Mineiro por 1 a 0 e foi às quartas de final da copa nacional.

O gol do triunfo do Tricolor de Aço foi marcado pela uruguaia Wendy Carballo aos 28 minutos da segunda etapa. 


Por ser um confronto em jogo único, o resultado foi o suficiente para a classificação das Mulheres de Aço, que seguem fazendo uma temporada histórica em 2025.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Incêndio atinge canavial em divisa de municípios do interior de SP

Um incêndio atingiu uma plantação de cana-de-açúcar localizada no limite entre Adamantina e Flórida Paulista, no interior de São Paulo, no início da tarde desta quinta-feira (11).

Um vídeo divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo mostra a dimensão da fumaça preta e a extensão das chamas no local.

O Corpo de Bombeiros de Adamantina informou que a equipe foi acionada às 13h11 e continuam no local após mais de três horas de atuação.

Já a Defesa Civil que atende Flórida Paulista disse que equipes estão trabalhando no local, mas as chamas estão fora de controle. 

Até o fim da tarde desta quinta-feira, não havia informações de feridos ou o tamanho da área afetada.

MP-BA acusa filho de vereadora de tentativa de homicídio doloso após atropelo de maratonista

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou Cleydson Cardoso Costa Filho por tentativa de homicídio doloso, com dolo eventual, em investigação sobre o atropelo do maratonista Emerson Pinheiro

Segundo a denúncia apresentada nesta quarta-feira (10), o acusado dirigia de “maneira temerária”, sob efeito de bebida alcoólica e com velocidade acima do máximo permitido na via. 

O documento também destacou o impacto causado pela velocidade do veículo, que colidiu com duas barracas, destruiu completamente um quiosque e arrancou um piquete de concreto de proteção aos transeuntes.

 

O MP-BA considerou também que se trata de crime de tentativa de homicídio qualificado por emprego de meio que resultou em perigo comum, pois o motorista colocou sob ameaça diversas pessoas que transitavam na avenida, e por dificultar a defesa da vítima, surpreendida quando corria dentro do espaço reservado aos praticantes de esporte.  


Emerson Pinheiro treinava para a Maratona de Buenos Aires quando foi atingido pelo veículo conduzido por Cleydson por volta das 6h00.

 

Segundo informações da Polícia Militar, o motorista apresentava “sinais claros de embriaguez” no momento do acidente. Emerson Pinheiro sofreu ferimentos graves e precisou amputar uma das pernas. 

Aprovação de Lula sobe para 33%, pico do ano, e se aproxima de reprovação, com 38%, diz Datafolha

Em meio ao acirramento da polarização no país, com o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) pela trama golpista e o ataque de Donald Trump em defesa do aliado, a aprovação do governo Lula (PT) subiu para 33%, melhor índice do ano, e se aproxima da reprovação, de 38%. 

Outros 28% acham a gestão regular.

É o que revela nova pesquisa do Datafolha, feita na segunda-feira (8) e na terça (9) desta semana.


Foram entrevistadas 2.005 pessoas com mais de 16 anos em 113 cidades, gerando um resultado com margem de erro global de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
 

Lula havia começado 2025 em dificuldades, acossado por crise política, problemas econômicas e questões como a crise do Pix. 


Em dezembro passado, marcava 35% de ótimo/bom, 34% de ruim/péssimo e 29% de regular.
 

Os índices despencaram para o pior nível em seus três mandatos dois meses depois, quando chegaram a 24%, 41% e 32%, respectivamente. Houve uma certa estagnação até a rodada mais recente, no fim de julho, quando a aprovação foi a 29%, a reprovação a 40% e a avaliação regular, a 29%.

CPI pede quebra de sigilo de ex-presidente do INSS e de sindicato do irmão de Lula

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aprovou, nesta quinta-feira (11), um pedido para quebra de sigilo bancário e telemático do ex-presidente da instituição, Alessandro Stefanutto, que ocupava o cargo quando o escândalo veio à tona.

Os ex-ministros da Previdência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), respectivamente Carlos Lupi e José Carlos Oliveira (que atualmente responde pelo nome de Ahmed Mohamed), não foram alvo de requerimentos, após acordo, segundo os parlamentares presentes na sessão.
 

Também foram aprovados pedidos para quebra de sigilo bancário e de envio de relatórios de transação financeira contra o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos). 


O irmão de Lula, José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, é vice-presidente da entidade.
 

Os parlamentares aprovaram pedidos para ter acesso a informações bancárias, fiscais, telemáticas e a relatórios de inteligência do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) de mais de cem pessoas ou entidades envolvidas no caso.

Bolsonaro é condenado a 27 anos de prisão após finalização de julgamento da trama golpista no STF

Após passar 38 dias em prisão domiciliar, o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), foi condenado a 27 anos e três de prisão. 

A condenação foi decretada por 4 votos favoráveis a um contrário, pela 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF), após votação realizada nesta quinta-feira (11). Além da determinação de prisão, o colegiado estabeleceu uma multa aproximada de R$ 400 mil.

Dos 27 anos e 3 meses, 24 anos e 9 meses serão cumpridos em reclusão e dois anos e seis meses serão em detenção. 


O valor da multa foi referente a 140 dias-multa no valor de dois salários mínimos. Ao todo, Bolsonaro foi condenado por cinco crimes:



1º crime: Organização criminosa - 7 anos e 7 meses
2º crime: Abolição violenta do Estado Democrático - 6 anos e 6 meses
3º crime: Golpe de Estado: 8 anos e 2 meses
4º crime: Dano qualificado: 2 anos e 6 meses
5º crime: Deterioração do patrimônio: 2 anos e 6 meses

 

O relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, justificou a pena de 27 anos em razão da percepção de que o ex-presidente teria participado e liderado a trama golpista. 


Segundo o ministro relator, Bolsonaro também teria incentivado movimentos antidemocráticos ao contestar o sistema eleitoral brasileiro após o resultado das eleições de 2022.

Mauro Cid é condenado a 2 anos em regime aberto pelo STF após acordo de delação premiada

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel, Mauro Cid, foi condenado a dois anos de reclusão em regime aberto após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (11). 

A pena do militar foi reduzida em razão de um acordo pela delação premiada.

Mauro Cid foi condenado pelo STF pelos cinco crimes imputados pela acusação. 


Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram pela condenação de Cid por todos os delitos.

 

O ministro relator, Alexandre de Moraes, votou para acolher os benefícios acordados na delação premiada com Mauro Cid e foi acompanhado por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

 

Além da pena branda, o acordo prevê restituição de bens e valores a Cid, além de ações contínuas da Polícia Federal para garantir a segurança do colaborador.

Braga Netto e condenado a 26 anos de prisão pelo STF

 O ex-ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto, foi condenado a 26 anos e seis meses de prisão pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O militar recebeu a pena pelos cinco crimes imputados aos réus da trama golpista. 

A decisão foi proferida nesta quinta-feira (11) e prevê o início da reclusão em regime fechado.

No julgamento, o ministro Flávio Dino chegou a sugerir uma pena de 30 anos e 2 meses de prisão em razão da participação do réu no plano para assassinar Alexandre de Moraes. 


No entanto, Dino optou por seguir a pena sugerida pelo relator após o considerar que sairia vencido.

 

Luiz Fux, por ter votado para condenar o ex-ministro apenas por Abolição violenta do Estado Democrático de Direito, abriu divergência e fixou a pena em sete anos, mas não foi acompanhado.

 

Além da pena em reclusão, também foi fixado o pagamento de 100 dias multa no valor de um salário mínimo.

Anderson Torres é condenado a 24 anos pelo STF

O ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, foi condenado a 24 anos de prisão pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Torres recebeu a pena pelos cinco crimes imputados aos réus da trama golpista na decisão proferida nesta quinta-feira (11). 

Desses 24 anos de reclusão, 21 anos e seis meses serão de prisão e dois anos e seis meses de detenção.

Além da prisão, Torres também foi condenado a 100 dias multa no valor de um salário mínimo o dia.

 

Moraes foi seguido pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

 

O ministro Luiz Fux votou para absolver Torres, por isso não participou da dosimetria.

Ex-comandante da Marinha, Garnier é condenado a 24 anos pelo STF

O ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, foi condenado a 24 ano de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (11). 

Garnier recebeu a pena pelos cinco crimes imputados aos réus da trama golpista na decisão proferida nesta quinta-feira (11). Dos 24 anos, 21 anos e 6 meses serão de prisão e 2 anos e 6 meses de detenção.

Além da prisão, Garnier também foi condenado a 100 dias-multa no valor de um salário mínimo o dia.

 

O ministro Alexandre de Moraes sugeriu a pena e foi acompanhado por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux, por ter votado pela absolvição do réu, decidiu não participar da definição de pena.

Ex-ministro da GSI, Augusto Heleno é condenado a 21 anos pelo STF

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, foi condenado a 21 ano de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (11). 

Heleno recebeu a pena pelos cinco crimes imputados aos réus da trama golpista na decisão proferida nesta quinta-feira (11). 

Dos 21 anos, 18 anos meses serão de prisão e dois anos e um mês de detenção.

O ministro Alexandre de Moraes sugeriu a pena e foi acompanhado por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux, por ter votado pela absolvição do réu, decidiu não participar da definição de pena.

 

A pena do réu seria maior, mas, em razão dele ter mais de 70 anos, sua condenação foi reduzida.

domingo, 7 de setembro de 2025

Papa Leão XIV canoniza o “padroeiro da internet”, Carlo Acutis, primeiro santo millennial da Igreja Católica

O papa Leão XIV canonizou o beato Carlo Acutis (1991-2006), tornando-o o primeiro santo millennial da Igreja Católica. 

A celebração realizada na manhã deste domingo (7), na Praça São Pedro, no Vaticano, o também incluiu a canonização do italiano Pier Giorgio Frassati (1901-1925).

A canonização de Acutis, conhecido como “santo influenciador” e “padroeiro da internet”, marca a chegada à santidade de um jovem que viveu de maneira comum à sua geração: jogava videogames, usava tênis e calça jeans e era fascinado pela internet.
 
Inicialmente prevista para 27 de abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, a cerimônia foi adiada após a morte do papa Francisco.
 
Carlo foi beatificado em 2020, depois que o Vaticano reconheceu como milagre a cura do brasileiro Matheus Vianna, então com três anos, de uma má-formação congênita no pâncreas, em Campo Grande (MS).

Jogadores da base do Atlético-GO que tiraram foto com atriz pornô são dispensados

Três jogadores do time sub-17 do Atlético-GO que tiraram foto com a atriz pornô e influenciadora Elisa Sanches em um aeroporto foram dispensados pelo clube.

De acordo com o Dragão, "o desligamento dos jogadores seguiu critérios de desempenho técnico" e outros jogadores também saíram.

Além dos três envolvidos na foto, outros três atletas do sub-17 foram dispensados, totalizando seis saídas na categoria.

MP pede bloqueio de R$ 667 mil de empresário que matou gari em BH

Na quinta-feira (4), o MP-MG (Ministério Público de Minas Gerais) se posicionou favorável ao bloqueio de R$ 667 mil do empresário Renê da Silva Nogueira Júnior, assassino confesso do gari Laudemir de Souza Fernandes. 

O valor deve ser destinado à filha de 15 anos da vítima e será analisado agora pela Justiça.

Pedido teria sido feito para garantir proteção financeira à filha menor de idade de Laudemir. Inicialmente, o advogado Felipe Maurício Saliba de Souza, que representa a mãe da criança -com quem a vítima já teve um relacionamento-, solicitou o bloqueio de até R$ 3 milhões do patrimônio de Renê e da esposa dele, a delegada Ana Paula Lamego Balbino.
 

O MP concorda que a Justiça bloqueie R$ 667 mil, além de veículos e imóveis em seu nome. 


Em documento ao qual a reportagem teve acesso, o órgão argumenta que R$ 500 mil seriam de danos morais e os outros R$ 167 mil referentes à pensão, considerando que a jovem ainda teria direito de ser amparada até os 25 anos de idade pelo pai.

Grávida passa mal ao tentar entrar em presídio com droga escondida nas partes íntimas

Uma mulher grávida passou mal e precisou ser hospitalizada após tentar entrar no Conjunto Penal de Feira de Santana (CPFS) com maconha escondida nas partes íntimas. 

O caso aconteceu na última sexta-feira (6) e foi confirmado pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Segundo informações dos policiais penais que estavam de plantão, a gestante chegou à sala de inspeção da unidade prisional já com dificuldades para caminhar, queixando-se de dores abdominais e mal-estar. 


Diante da situação, ela foi imediatamente encaminhada ao setor de saúde do próprio presídio.

 

Durante o atendimento médico, a mulher confessou espontaneamente que estava transportando a droga em seu corpo. 


De acordo com informações apuradas pelo jornal Correio, a substância seria entregue ao companheiro dela, que está custodiado no CPFS.

 

Após o atendimento inicial, a equipe médica da unidade considerou o estado de saúde da gestante preocupante e solicitou escolta externa para um hospital da cidade. 


Na unidade hospitalar, os médicos precisaram realizar um procedimento cirúrgico para retirar o entorpecente, que estava embalado e introduzido no corpo da mulher.

 

O material apreendido foi encaminhado às autoridades competentes, e a visitante poderá responder criminalmente pela tentativa de introdução de drogas em unidade prisional, crime previsto no artigo 33 da Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006).

Polícia apreende arma e drogas durante operação em Feira de Santana

Uma operação da Polícia Militar resultou na apreensão de uma arma de fogo, munições e diversas porções de drogas na manhã deste sábado (6), na cidade de Feira de Santana. 

A ação foi realizada por policiais da 65ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), durante rondas no bairro Lagoa Salgada.

De acordo com a corporação, a equipe patrulhava a localidade conhecida como Shalon quando avistou um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a presença dos militares, o homem fugiu em direção a uma área de matagal.

 


Durante as buscas no local, os policiais encontraram uma pistola calibre .380 com 14 munições, além de 58 porções de maconha, um pedaço maior da mesma substância, 17 porções de cocaína, oito pedras de crack e duas pedras grandes da droga. 


Também foram apreendidas embalagens utilizadas para o acondicionamento de entorpecentes.