Pages

sábado, 4 de janeiro de 2025

Aliado de Trump é reeleito presidente da Câmara dos EUA e aponta reforço nas fronteiras como prioridade

Apoiado por Donald Trump, o republicano Mike Johnson foi reeleito presidente da Câmara dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (3), após enfrentar resistências em seu partido e quase perder a primeira votação na Casa.

Ele foi declarado vencedor somente depois que o presidente eleito ligou e convenceu os correligionários a mudarem de ideia para apoiarem seu aliado.

No primeiro discurso após a vitória, Johnson afirmou que vai trabalhar para aprovar a agenda prometida por Trump na campanha. 


O deputado apontou a defesa das fronteiras como sua prioridade número um à frente da Casa.
 

"Em coordenação com o presidente Trump, este Congresso dará aos nossos agentes de fronteira e imigração os recursos de que precisam para fazer o seu trabalho," disse. "Vamos deportar imigrantes ilegais perigosos e criminosos e, finalmente, terminar de construir o muro na fronteira."
 

Johnson ainda disse que atuará para cortar impostos e rever políticas implementadas pelo atual presidente, Joe Biden, que incentivam a energia limpa. Segundo ele, os EUA devem investir em outras frentes, incluindo no setor de combustíveis fósseis.
 

O discurso ocorreu no mesmo dia em que o 119º Congresso dos EUA tomou posse. Eleito junto com Trump no dia 5 de novembro de 2024, os republicanos têm maioria nas duas Casas do Legislativo.
 

Na Câmara, são 219 deputados republicanos, só um a mais do que o necessário para a maioria de 218 membros —o partido saiu das eleições com 220 deputados eleitos, mas um deles, Matt Gaetz, renunciou após ser nomeado secretário da Justiça por Trump.
 

Mike Johnson conquistou 218 dos 434 votos dos deputados após momentos de tensão. Ele teve de virar dois votos de congressistas do próprio partido. Além disso, seis deputados demoraram para votar, o que sinalizou resistência a Johnson.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião