Pages

sábado, 14 de dezembro de 2024

Ex-jogador do Manchester City, Mikheil Kavelashvili é eleito presidente da Geórgia

Sem concorrentes, o ex-atacante do Manchester City, Mikheil Kavelashvili, de 53 anos, foi eleito presidente da Geórgia nesta semana em um pleito marcado pela ausência da oposição, que boicotou as eleições e denunciou irregularidades. 

Candidato do partido de extrema-direita People’s Power, o político venceu com 224 votos, conforme informado pelo presidente da comissão eleitoral, Giorgi Kalandarishvili.

A Geórgia enfrenta uma grave crise interna entre políticos pró e contra o Ocidente. Kavelashvili, alinhado com a Rússia, se opõe à adesão do país à União Europeia, defendida pela presidente Salomé Zurabishvili, que classificou as eleições como ilegítimas. 


O governo, aliado de Kavelashvili, já havia adiado as negociações de entrada no bloco europeu até 2028, aprofundando o racha político no país.

 

Antes de ingressar na política, Kavelashvili construiu uma carreira como jogador de futebol. Atacante entre 1988 e 2006, ele passou pelo Manchester City de 1995 a 1997, antes da era rica do clube inglês. 


No final da carreira, jogou no Basel, da Suíça, ao lado de Kleber, ex-Corinthians, e Ivan Rakiti?, que posteriormente brilhou no Barcelona. Pela seleção da Geórgia, marcou seis gols em 43 partidas, mas não alcançou grandes conquistas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião