Labels

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Deslizamento de terra após tufão 'engole' edifício nas Filipinas; 4 morrem e 30 estão soterrados

Cerca de 30 pessoas estão presas nesta quarta-feira (31) em um edifício atingido por um deslizamento de terra na província de Montanha, na ilha de Luzon, nas Filipinas, por onde passou o tufão Yutu na terça-feira (30).

As equipes de resgate trabalham desde a noite de terça para encontrar sobreviventes entre a lama e os destroços. O prefeito de Natonin confirmou a morte de quatro pessoas.

O edifício soterrado na lama era a sede de Departamento de Obras Públicas da província. Dezenas de desabrigados se refugiavam no local por causa das intensas chuvas e fortes ventos provocados pelo tufão, apesar de não ter sido qualificado oficialmente como abrigo.

Por outro lado, em Banaue, onde ficam os famosos terraços de arroz na província de Ifugao, outro deslizamento de terra causou a morte de Baltazar Pinnay, de 48 anos, e três dos seus filhos entre 8 e 12 anos, informou o Centro Provincial de Redução de Desastres.

A mãe e outros quatro irmãos saíram ilesos, pois estavam do outro lado da casa, que ficou soterrada na lama.

Mais de 10 mil pessoas deixaram suas casas em diferentes províncias da ilha de Luzon, norte do país, por onde o tufão Yutu, batizado localmente como Rosita. Ele passou na terça pela região com ventos sustentados de 140 km/h e sequências que alcançaram os 230 km/h.

Yutu tocou o solo nas Filipinas na madrugada de terça, na cidade de Dinapigue, província de Isabela, e se deslocou para o oeste até sair de território filipino durante a noite.

0 comentários: