Labels

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Cartão Cidadão pode ser usado para saque do PIS

O Cartão do Cidadão que permite que trabalhadores saquem os saldos das cotas do PIS no valor de até R$ 3 mil nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal pode ser solicitado em qualquer agência da instituição financeira. Para que o atendimento seja mais rápido, é necessário apresentar o número do PIS.



Há também muitos trabalhadores que até têm o cartão, mas nunca registraram uma senha ou esqueceram o código. Nestes casos, é necessário cadastrar ou recadastrar a senha pelo telefone 0800-726-0207 e concluir o atendimento numa casa lotérica. Para finalizar o processo, é preciso levar documentos pessoais e carteira de trabalho. Outra opção é criar o código em qualquer agência da própria Caixa.

Vale destacar que o Cartão Cidadão não pode ser desbloqueado pela internet, por questões de segurança. Isso porque com esse cartão o trabalhador tem acesso a uma série de benefícios (como seguro-desemprego, Bolsa Família e Fundo de Garantia), além de o cadastro conter informações confidenciais.

Na semana passada, o governo federal sancionou a Lei 13.677/2018, abrindo a possibilidade de que todos os cotistas, independentemente da idade, possam sacar as cotas do PIS/Pasep até setembro deste ano. Mas os bancos estabeleceram um cronograma de retiradas, com pagamento prioritário.

Nesta segunda-feira (dia 18), a Caixa (pagadora das cotas do PIS, para trabalhadores da iniciativa privada) e o Banco do Brasil (responsável pelas cotas do Pasep, para servidores) deram início ao pagamento exclusivamente para pessoas de 57 a 59 anos, que trabalharam de 1971 a 1988 e foram cadastradas num dos dois fundos.

0 comentários: