Labels

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Carro que foi lançado ao espaço pode entrar em rota de colisão com a Terra

O pesquisador da Universidade de Toronto, no Canadá, Hanno Rein, passa seus dias calculando a trajetória de planetas e exoplanetas pela galáxia. Ao longo do tempo, junto com seus colegas, desenvolveu um modelo em que testa todos os possíveis caminhos que objetos vagando no espaço podem tomar, levando em consideração a influência da gravidade de cada corpo celeste.



Com o lançamento do foguete Falcom Heavy pela empresa Space X, no dia 6 de fevereiro, viram a possibilidade de testar o modelo em um objeto diferente. “Nós temos o software pronto, então, quando vimos o lançamento, pensamos ‘Vamos ver o que acontece’. Então nós rodamos a órbita do Tesla por vários milhões de anos”, contou Rein à revista Science.

Descobriram que existe a possibilidade do carro entrar em rota de colisão com a Terra. O Tesla foio lançado ao espaço em direção a Marte, porém, em alguns meses, a gravidade do Sol deve atraí-lo para uma órbita elíptica. O mesmo vai acontecer conforme ele passa próximo à Marte, Terra ou Vênus. Isso se repetirá até que, fatalmente, ele esbarre com alguma coisa no caminho. É o mesmo que acontece com diversos asteroides de pequeno porte que rondam a Terra.

A previsão é que o Tesla volte para próximo à Terra por volta do ano 2091. Mas como qualquer pequeno desvio na trajetória pode acarretar grandes mudanças no percurso final, colocaram o computador para analisar repetidamente as possibilidades do futuro do carro.

Descobriram que em um milhão de anos, o Tesla tem 6% de chances de colidir com a Terra, e 2,5% de colidir com Vênus. Se você esperar três milhões de anos, a chance de entrar na atmosfera terrestre sobe para 10%.

0 comentários: