Labels

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Rússia proíbe atividades das Testemunhas de Jeová

A Suprema Corte da Rússia proibiu nesta quinta-feira, 20, todas as atividades religiosas da organização Testemunhas de Jeová. Em março, o Ministério da Justiça já havia suspendido a prática no país, acusando o movimento de armazenar e difundir literatura religiosa de caráter "extremista". Com a aprovação do processo, os fiéis russos terão seus donativos confiscados ao estado.



Em andamento desde o dia 5 de abril, o caso foi retomado nesta manhã depois de ter cinco sessões adiadas. Segundo comunicado do ministério, o Centro de Direção das Testemunhas de Jeová na Rússia, que dirige todas as filiais regionais e locais da comunidade religiosa, foi incluído na lista de organizações não governamentais e religiosas que foram suspensas por extremismo.

Por outro lado, a organização religiosa prometeu que recorrerá da decisão. Mas a partir de agora, qualquer um dos mais de 170 mil Testemunhas de Jeová do país poderá ser processado criminalmente por se reunir para adoração, ler a Bíblia em grupo ou até falar sobre sua fé.

Na Rússia, o grupo religioso possui 395 centros e, nos últimos anos, já travou várias disputas com as autoridades. Em janeiro, o líder da organização na cidade de Dzerzhinsk chegou a ser multado pelas autoridades, que consideraram que ele distribuía materiais com teor extremista.

Em 2014, o governo russo conseguiu dissolver um ramo da organização religiosa. Seis anos depois, a Corte Europeia de Direitos Humanos considerou a decisão como violação aos direitos da religião e associação.

0 comentários: