Labels

sexta-feira, 31 de março de 2017

Mais dois macacos são resgatados com suspeita de febre amarela em Salvador

Dois macacos com suspeitas de contaminação por febre amarela foram resgatados na manhã desta quinta-feira, 30, na avenida Vasco da Gama e no Parque da Cidade (Itaigara), em Salvador, por uma equipe do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), da Guarda Civil Municipal (GCM). O animal encontrado na Vasco da Gama estava morto.

Desde o início do mês, já foram recolhidos 32 macacos da espécie Mico do Tufo Branco, animal comum na capital baiana. A apreensão faz parte de uma ação conjunta de combate à febre amarela que envolve órgãos públicos das esferas municipal e estadual, como Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama). Os macacos não transmitem a doença, e sim o mosquito Aedes aegypti.

Com o trabalho de identificação do animal e onde ele foi encontrado, o setor de epidemiologia pode traçar um mapa detalhado para detectar focos propulsores da doença na cidade. Além do Itaigara, a Guarda Civil já recolheu macacos em bairros como Base Naval, Pirajá, Resgate, Pernambués, Piatã, Vila Laura e Garcia.


0 comentários: