Labels

domingo, 22 de janeiro de 2017

Forte terremoto atinge Papua-Nova Guiné e cria risco de tsunami no Pacífico

Um terremoto de 8 graus na escala Ritcher sacudiu neste domingo (22) a ilha de Bouganville, no leste de Papua-Nova Guiné, o que levou as autoridades a emitirem um alerta por tsunami em vários países dessa região do Pacífico.



O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que vigia a atividade sísmica no mundo todo, situou o tremor a 153 quilômetros de profundidade sob o leito marinho e a 40 quilômetros a oeste de Panguna, em Bouganville.

O Centro de Alertas por Tsunami do Pacífico emitiu um alerta por risco de onda gigante no litoral de Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Nauru, Vanuatu, Indonésia, e ilhas de Phonpei, Chuuk e Kosrae dos Estados Federados da Micronésia.

"Ondas de tsunami perigosas podem ocorrer nas próximas três horas ao longo de algumas costas (destes países)", indicou a organização.
O arquipélago de Papua-Nova Guiné está sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica, que é sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria moderados.

0 comentários: