Labels

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Trabalhador terá de contribuir 49 anos para receber aposentadoria integral

A reforma da Previdência, proposta pelo governo de Michel Temer, prevê que o trabalhador vai precisar contribuir 49 anos para receber 100% de aposentadoria, conforme a regra proposta que analisa também a idade do contribuinte.Isso porque a base de cálculo do benefício estabelece um piso de 51% da média de salários de contribuição acrescido de 1 ponto porcentual por ano de contribuição. Portanto, para alcançar 100% da média salarial, o trabalhador terá que pagar a Previdência durante 49 anos.



Quem quiser se aposentar antes, vai poder solicitar o benefício quando tiver 25 anos de contribuição, segundo o secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano. Neste caso, a aposentadoria será de 76% da média salarial do trabalhador, limitado ao teto do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), que atualmente é de R$ 5.189,82.

Essa fórmula só não será aplicada ao trabalhador que sempre recebeu um salário mínimo. Neste caso, não será pago 76% sobre o mínimo e, sim, o valor integral do salário vigente na época.

0 comentários: