Labels

terça-feira, 28 de junho de 2016

Garoto de 10 anos picado por cobra já consegue ficar de pé

O garoto João Guilherme Matos, 10 anos, picado por um a cobra em Ibicoara (a 509 km de Salvador), no dia 22, tem melhora gradual e já consegue ficar de pé. A informação foi confirma por uma prima do menino, a auxiliar comercial Camila Viana. As picadas de serpentes representam a segunda maior causa de ocorrências notificadas no Centro Antiveneno da Bahia (Ciave) com animais peçonhentos no estado. O órgão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registrou 1.189 acidentes este ano, com oito mortes.



O caso de João Gabriel não está no levantamento que computou casos até o último dia 20.

À frente das picadas de serpentes, estão apenas as de escorpião, que computaram 4.293 ocorrências na Bahia, em 2016. Em todo o ano passado, as ferroadas dos aracnídeos somaram 16.375 acidentes, enquanto as picadas das serpentes representaram 2.699 casos, com 16 mortes.

Segundo o coordenador do Ciave, o médico toxicologista Daniel Rebouças, na escala de ocorrências com serpentes, as picadas de jararaca representam 94% das notificações no Ciave, seguidas pela cascavel (4%), surucucu e coral (1%, cada).

0 comentários: